Cidadeverde.com

Políticas monetária e fiscal têm de ser 'fortes e efetivas', diz Xi Jinping

Imprimir

O presidente da China, Xi Jinping, defendeu em discurso durante teleconferência de líderes do G-20 que as políticas monetária e fiscal sejam "fortes e efetivas", no quadro atual de pandemia de coronavírus, o que, segundo ele, deve manter o câmbio "basicamente estável". "Nós precisamos coordenar melhor a regulação financeira, para manter os mercados financeiros globais estáveis", argumentou, conforme a íntegra de sua fala, divulgada pela agência estatal Xinhua.

Xi Jinping defendeu também que se atue para manter a estabilidade da cadeia de suprimentos industriais global. Em sua fala, ele lembrou da surpresa com a irrupção do coronavírus no país, mas disse que ele agora "caminha na direção certa", com "a vida e o trabalho voltando ao normal", embora tenha advertido que não é o momento de "baixar a guarda ou relaxar controles" frente à doença.

O líder chinês insistiu na necessidade de cooperação e coordenação internacional, nessa luta contra o coronavírus.

Na economia, afirmou a intenção de avançar em reformas e na abertura, ampliar o acesso a seu mercado, melhorar o ambiente de negócios e expandir importações e investimentos estrangeiros, "para contribuir para uma economia mundial estável".

Por Gabriel Bueno da Costa
Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais