Cidadeverde.com

Mão Santa assina decreto autorizando retorno de atividades econômicas em Parnaíba

Foto: Ascom/Prefeitura

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, assinou decreto nesta quinta-feira (26) autorizando o funcionamento das atividades econônimas no município. Segundo o documento, que já começa valer nesta sexta-feira (27), os estabelecimentos precisam apenas adotar medidas para evitar a propação do coronavírus, bem como a aglomeração de pessoas. O gestor segue uma orientação dada pelo presidente Jair Bolsonaro, em pronunciamento em cadeia nacional na terça-feira.

O decreto diz que os estabelecimentos deverão criar escalas de trabalho, organizar o espaço e adotar outras formas de prevenção ao coronavírus.

Mão Santa argumenta no decreto que uma súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) garante ao município a competência para fixar o horário do comércio. Justifica ainda que não há caso confirmado da covid-19 em Parnaíba e que o fechamento do comércio poderá acarretar mais mortes do que em consequência da doença.

Ainda de acordo com o decreto, a permissão para o funcionamento não impede que se mantenham fechados aqueles locais que preferem não retornar suas atividades.

O advogado Eliaquim Nunes, que atua na Procuradoria do Município, informou que o decreto atinge todas as atividades, inclusive shoppings.

"O texto é sucinto para atingir o maior número de atividades econômicas. Apenas as aulas ficam suspensas ate o dia 31 de março, quando será avaliado se retorna ou não", disse.

A Vigilância Sanitária do município vai orientar os estabelecimentos para que sigam as medidas preventivas. Idosos e pessoas que fazem parte do grupo de risco não devem sair  sair de casa, conforme orientação da prefeitura.

Veja o decreto:

Hérlon Moraes e Yala Sena
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais