Cidadeverde.com

Prefeitura reserva mais de 380 leitos para tratar pacientes com a Covid-19

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) definiu os hospitais que serão utilizados pela rede pública de Teresina (PI) para tratamento de pacientes com Covid-19. Quase 400 leitos estão previstos - somados os hospitais de campanha que poderão servir para internação de infectados pelo novo coronavírus. 

Os leitos reservados para tratamento da Covid-19 receberão pacientes que forem transferidos de outros hospitais ou levados por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quem tiver tosse persistente, febre e falta de ar, deve procurar a unidade de saúde mais próxima ou ligar para 192. 

Além do hospital do bairro Monte Castelo, com 50 leitos, a rede pública municipal reservou 200 leitos do segundo andar do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e outros 20 da maternidade do bairro Promorar - todos na zona Sul de Teresina. 

A Prefeitura de Teresina ainda poderá contar com 119 leitos de hospitais de campanha: 84 deles no centro de treinamento de badminton, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e 35 na antiga sede do Lar da Fraternidade - ambos na zona Leste. 

Com os 270 leitos reservados em hospitais, Teresina poderá contar com 389 leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus, sem contar a rede pública estadual - o Governo do Piauí decidiu instalar um hospital de campanha no ginásio Verdão, Centro/Norte da capital. 

Se precisar de ajuda para outra doença
Casos de urgência e emergência serão recebidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar, Renascença e Satélite, além das maternidades do Buenos Aires, Satélite e Wall Ferraz (bairro Itararé) e o hospital do bairro Matadouro. 

Outras enfermidades
Hospitais de bairros irão servir de retaguarda para o Hospital de Urgências de Teresina . Os 45 leitos do hospital do Satélite vão receber pacientes cirúrgicos. Outros 51 leitos do hospital do Dirceu Arcoverde serão dedicados a pacientes ortopédicos - uma das maiores demandas do HUT. 

O hospital Mariano Castelo Branco terá 25 leitos para quem vier da clínica médica do HUT. E o hospital do Parque Piauí reservará 32 leitos para a clínica pediátrica. 

No térreo, o HUT receberá pacientes regulados de outros hospitais que não forem diagnósticados com Covid-19. O mesmo acontecerá no Hospital Universitário (HU) e nos hospitais São Carlos Bartolomeu (Pedra Mole) e dos bairros Buenos Aires e Primavera.

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais