Cidadeverde.com

Arrecadação do IPTU cai 50% em Teresina; saiba como pagar o imposto

A prorrogação do pagamento do IPTU como medida de enfrentamento ao coronavírus derrubou a arrecadação do imposto 50% em Teresina. O vencimento da cota única com desconto de 7% saiu de 31 de março para 29 de maio. Os dados foram informados nesta quarta-feira (8) pelo secretário municipal de Finanças, Francisco Canindé. 

“A gente agradece aos contribuintes que fizeram o sacrifício e pagaram mesmo com o vencimento prorrogado. Entendemos aqueles que não puderam pagar. Obviamente que a arrecadação caiu e tivemos uma queda considerável em relação ao ano passado. Cerca de 50% foi a queda tanto em valores em reais como em número de contribuintes”, explicou Canindé.

O secretário revelou que o município começa a se preocupar com a sua situação financeira, já que não se sabe como será o futuro diante da pandemia.

“Nesse momento a arrecadação já cai. IPTU já foi 50%. ITBI foi maior. A gente começa a se preocupar. Conseguimos honrar o pagamento da folha, dos terceirizados. A gente já trabalha na folha de abril e a priorizar os gastos e reduzir as despesas. O nosso desejo é de honrar todos os pagamentos e não sabemos a realidade de amanhã. Conseguimos março com êxito e estamos trabalhando duro para conseguir abril”, afirmou o gestor.

Foto: Reprodução/TV Cidade Verde

Boletos com data de março estão valendo

Canindé explicou que os boletos que foram enviados para as casas dos contribuintes continuam valendo, mesmo com a data de 31 de março. “O boleto que as pessoas receberam em casa, mesmo com a validade de 31 de março, pode ser utilizado para pagar a qualquer momento que o cidadão quiser. Não vai ser colocado juros e nem multas. E se for a cota única tem direito ao desconto de 7%”, afirmou.

Quem não recebeu o documento em casa ou perdeu, pode acessar o site da prefeitura http://iptu.teresina.pi.gov.br/dsf_iptu/ e emitir uma nova guia.

“O contribuinte que não recebeu ou perdeu pode entrar no site e emitir o boleto e fazer o pagamento na rede bancária. Até 29 de maio, o contribuinte paga sem juro e sem multa e usufruindo do desconto”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais