Cidadeverde.com

Piauí terá central para captação de órgãos destinados à doação

Imprimir

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi escolhido pelo Ministério da Saúde para sediar o Projeto de Captação de Órgãos do Sistema Nacional de Transplante. Para tratar do assunto, o governador Wellington Dias recebeu no final da manhã desta terça-feira (3), para uma reunião no Palácio de Karnak, o coordenador nacional do projeto, Silvano Raia.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Assis Carvalho, o HGV está preparado apenas para a captação e transplante de córnea, mas com a implantação do projeto ficará em condições de realizar a captação de todos os órgãos para doação.

Silvano Raia, que é professor de cirurgia da Universidade de São Paulo (USP) e pioneiro no transplante de fígado no Brasil, explicou a Wellington Dias que a implantação do Projeto de Captação de órgãos do Sistema Nacional de Transplante requer treinamento de profissionais, adaptação de local para vídeos conferências, além do material necessário para a captação dos órgãos.

Disse ainda que dois profissionais do Piauí farão estágio em São Paulo, para que o Estado passe a dispor de médicos capacitados na área de captação de órgãos. Ele também defende a implantação em Teresina de um pólo de telemedicina, que possa permitir a troca de experiência.

Acrescentou que, no Brasil, ainda existem 15 Estados que não fazem qualquer tipo de transplante. “O transplante é um procedimento muito rápido, o que exige uma central de captação bem aparelhada”.

O governador Wellington Dias, por sua vez, disse que o Governo do Piauí tem um interesse muito grande em fortalecer o sistema de saúde em Teresina e também nas cidades do interior. Garantiu que serão oferecidas todas as condições para a implantação do projeto.

Também participaram da reunião o vice-governador Wilson Martins, o secretário estadual de Saúde, Assis Carvalho, o diretor do HGV, Noé Fortes, e o médico Dib Tajra, diretor do Hospital Santa Maria.
 
 
 
Da Redação

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: