Cidadeverde.com

Possíveis beneficiários dos R$ 600 se aglomeram na Receita e delegado pede paciência

  • Untitled-9.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-8.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-7.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-6.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-4.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-3.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-2.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-1.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

Atualizada às 12h05

Mesmo debaixo da chuva e em meio aos riscos do contágio do coronavírus, dezenas de pessoas continuam se aglomerando na  sede da Receita Federal, na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina. O tempo médio de espera para regularizar o CPF tem sido de 4 horas. 

Na manhã desta terça-feira (14) pessoas que não conseguiram concluir o cadastro do auxílio emergencial de R$ 600 lotam fila na frente para tentar regularizar o número de Cadastro de Pessoas Física (CPF). O delegado da Receita Federal no Piauí, Eudimar Alves, voltou a fazer um apelo para os possíveis beneficiários e pediu “paciência”. A entrada no prédio está sendo controlada.

O delegado explica que a regularização do CPF pode ser solicitada pelo e-mail corporativo  [email protected].  O usuário precisa colocar o nome completo, o CPF, um telefone para possível contato, descrever de forma sucinta a solicitação, anexar a documentação como RG, título de eleitor e um comprovante atualizado de endereço e aguardar uma resposta.

Antes de fazer a solicitação, o usuário deve verificar se o CPF está  na situação "Regular" por meio da consulta no site da Receita Federal na Internet, no seguinte endereço: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp.

O delegado da Receita Federal afiima que a maioria das pessoas que está indo à sede já está com o CPF regularizado.

“Grande parte das pessoas que estão comparecendo à Receita Federal já está com seu CPF regular. Portanto a gente pede um pouco de paciência e sendo o caso de regularizar seu CPF verificar primeiramente no site do governo federal e encaminhar documentação e solicitação por meio do e-mail corporativo”, explica.

Além da sede em Teresina, as agências da Receita Federal no interior do Piauí também estão registrando uma intensa movimentação. O delegado Eudimar explica que, após a regularização do CPF, o aplicativo do auxílio emergencial tem um prazo para se atualizar com as informações da Receita. 

“O que a gente pede pras pessoas é que é tenham um pouco de paciência. A gente sabe que há ansiedade para que seja concluído o cadastramento para o auxilio emergencial, mas há o prazo de até  72 horas úteis para que o aplicativo da Caixa seja atualizado  com as informações da Receita Federal”, acrescenta.

A Receita Federal trabalha com força-tarefa com os estados do Ceará e Maranhão para regularizar CPFs.

Atendimento por senha 

No fim da manhã, o atendimento está sendo realizado apenas para quem tem senha. "Distribuíram 100 senhas e peguei a 97. Cheguei antes das 9h e já é meio-dia. Acredito que poderiam colocar mais funcionários pois disseram que só tem quatro e demora demais", disse Antônio Gilson, casado e pai de três filhos pequenos.

Ao Cidadeverde.com, ele disse que trabalhava há três meses como serviços gerais, mas foi demitido com a pandemia.

"Nem sabia que meu CPF estava irregular. Estava trabalhando só há três meses e fui dispensado. Agora é esperar essa fila, regularizar meu CPF para conseguir o auxílio", reitera Gilson.

A denúncia de venda de vagas não foi confirmada por quem estava na fila no fim da manhã.

 


Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais