Cidadeverde.com
Entretenimento

Escola Sambão realiza festa em homenagem a Cartola

Imprimir

Com o enredo “Cartola – Poeta do Povo, Semente Viva do Samba”, a escola de samba Sambão homenageia um dos maiores compositores da música brasileira que teria feito 100 anos em 2008. E para marcar a homenagem, a rosa e branco realiza uma grande festa no dia 13 de fevereiro com a presença de Nilcemar Nogueira, neta de Cartola que virá do Rio de Janeiro, especialmente para prestigiar o evento.

A festa que acontece na quadra do Sambão já é tradicional e marca a escolha da rainha da bateria e da rainha gay da rosa e branco. Além disso, haverá um show especial com o Grupo Arrumadinho e vários artistas convidados interpretando composições de Cartola. Nomes da nossa música como Roraima, Dimas Bezerra e Soraya Castelo Branco mostrarão algumas das mais conhecidas canções do saudoso sambista como “As rosas não falam”, “Tive sim”, “O mundo é um moinho” e muito mais.

Em 2009 o G.R.E.S. Sambão vai disputar o título de campeã do carnaval de Teresina fazendo um tributo a Angenor de Oliveira, o carioca que nasceu em 1908 e recebeu o apelido de Cartola quando trabalhava de pedreiro. O mestre do samba fazia parte da velha guarda da Estação Primeira de Mangueira por ser um dos fundadores da escola. Sozinho ou com parceiros, compôs mais de 500 canções, dentre elas “O Sol nascerá”, que já foi regravada mais de 600 vezes. Cartola morreu de câncer no dia 30 de janeiro de 1980.

 
Tradição Rosa e Branco

Fundado em 17 de janeiro de 1973, o Sambão tem o rosa e o branco como cores oficiais. Já conquistou quatro títulos de campeã e é a atual vice-campeã do carnaval de Teresina. É a única em muitas coisas: nunca deixou de desfilar; possui sede própria e comunidade; desenvolve ações sócio-culturais e educativas, como o projeto de prevenção a DST/AIDS intitulado “O taxista na rota da prevenção”; oferece aulas de percussão com menores em situação de risco; além de palestras e eventos na área da saúde pública.

A festa “Samba de Cartola” acontece no dia 13 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 21h, na quadra do Sambão, na Rua Benjamin Constant, 938 – Centro/Norte, e o ingresso custa R$ 3 reais.
 
 

Maiores informações 9997-7773/8859-2259 (Marcelo Lopes)

Tags:
Imprimir