Cidadeverde.com

Cuidados necessários para combater a depressão

Imprimir

A depressão é um dos grandes problemas da humanidade, atingindo cerca de 350 milhões de pessoas, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). Alguns fatores são responsáveis por causar a enfermidade, como a predisposição genética.

Entretanto, o consumo de drogas e eventos estressantes tornam-se o estopim para o surgimento dos episódios. Portanto, problemas pessoais e possíveis traumas não podem ser desprezados.

Cuidados

Até mesmo por causa do isolamento social provocado em consequência do coronavírus, o cuidado com a saúde mental deve ser redobrado para evitar consequências graves.

Muitas vezes, o diagnóstico não é tão simples. Afinal, os sintomas podem se confundir com outras patologias ou até mesmo com sentimentos cotidianos, como a falta de ânimo e a indiferença, assim como estresse elevado por problemas financeiros, conjugais e até mesmo doenças graves.

Além disso, existe o preconceito com relação ao transtorno. Os gatilhos funcionam de formas diferentes em cada uma das pessoas. Por isso, contar com a ajuda de um profissional é fundamental para diagnosticar o e, assim, combater a depressão.

Por conta dos fatores hormonais, as mulheres são mais atingidas pelo problema. Ciclo menstrual, por exemplo, tem influência direta no lado emocional. Isso não significa que todas desenvolvem o problema por causa dos hormônios. Mas em alguns casos os sintomas não são passageiros e, por isso, exigem uma investigação.

O diagnóstico é clínico. Por isso, é importante destacar que o problema exige um acompanhamento profissional. O preconceito só irá piorar o problema, podendo levar a consequências graves. Além do acompanhamento psicológico, alguns medicamentos conseguem auxiliar o paciente.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais