Cidadeverde.com

Superintendente diz que plataforma do seguro-desemprego está sendo atualizada

Imprimir

 

O superintendente Regional do Trabalho no Piauí, Philippe Salha, informou que os problemas que estão ocorrendo, nos cadastros para as pessoas que estão buscando dar entrada no seguro-desemprego, estão sendo minimizados com atualizações constantes nas ferramentas disponibilizadas, via internet, já que o atendimento presencial está suspenso pelo menos até dia 30 de abril. 

Um e-mail foi disponibilizado para tirar dúvidas, fazer esclarecimentos e dar orientações de como proceder, caso o usuário não consiga completar o cadastro, pelo site, aplicativo ou pelo telefone. O e-mail é [email protected]

"Por conta da pandemia, há impossibilidade de fazer o atendimento presencial e por isso outros meios de acesso foram colocados como: o telefone 158 que é o Alô Trabalho, mas este está congestionado pela demanda nacional; temos a plataforma digital que instala no celular ou tablet, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Lá tem o campo para dar entrada ao benefício, esse é o mais rápido, fácil e o que não está tendo muito congestionamento,  o outro meio seria pelo www.gov.br/trabalho, que lá tem o campo do seguro desemprego", explicou o superintendente.

Ele afirma que caso dê algum erro nos outros meios de acesso, é só encaminhar um e-mail que será analisada a demanda e providenciada a resposta. 

"Vamos verificar qual é a inconsistência e mandar para onde possa ser corrigida. Algumas vezes temos que encaminhar a pessoa para o INSS ou para Receita, que são coisas que não podemos resolver", destacou.  

Foto: Roberta Aline/cidadeverde.com

O sistema presencial não está funcionando

 

Por exemplo, no casos que solicitam que a pessoa vá ao Sine presencialmente, o sistema já foi atualizado, mas se continuar pedindo, a pessoa pode encaminhar um e-mail, que eles respondem. Há casos de trabalhadores que esse pedido foi retirado com a atualização do sistema. 

Salha disse ainda que não tem o número fechado de pessoas que deram entrada no Piauí nos últimos dias, porque o sistema é nacional. "Como o sistema é nacional, só saberemos a partir da análise dos cadastros pelo estado do empregador, mas como a demanda está muito grande, estamos focando em resolver os problemas para liberar os saques. Vamos ter esses números mais ainda vai demorar um pouco", ressalta. 

O superintendente afirma também que o prazo de avaliação ocorre dentro dos 30 dias até o recebimento da primeira parcela. "Estamos trabalhando sábados, domingos, feriados para atender todas as demandas", argumentou. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais