Cidadeverde.com

Piauí produzirá 1,8 milhão de toneladas de grãos em 2009

Imprimir
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmou hoje que no primeiro levantamento feito pela instituição, a produção de grãos esperada para o Piauí é de 1.815.470 toneladas, superior a 23,90% em relação a safra de 2008.
 
Dessa forma, a safra agrícola do Estado permitirá que o preço dos alimentos permaneceça estável. As principais culturas são: arroz com 290.335 toneladas, feijão com 114.878 toneladas, milho com 593.856 toneladas e soja com 808.042 toneladas.
 
Segundo o supervisor de informações do IBGE, Pedro Soares, esses números deverão ser obtidos caso haja permanência das chuvas e se o governo continuar financiando a agricultura familiar e distribuindo sementes. “O preço dos alimentos podem permanecer o mesmo ou ate reduzir caso essa previsão positiva seja mantida no final da colheita”, afirmou Pedro.
 

 
SOJA
A cultura da soja no Piauí responde por 44,5% de toda a produção de grãos esperada para a safra desse ano. Contudo foi constatada uma queda na produção de 1,37% em relação à safra anterior, em virtude da escassez do financiamento reduzindo assim a tecnologia habitualmente aplicada.

Porém houve um incremento de 8,07% na área cultivada. “Na produção de soja trabalham-se com projetos específicos e não com pequenos produtores como acontece com outros grãos”, explicou o supervisor de informações.

Na área dos cerrados, a produção total de grãos corresponde a 63,95% da produção total do Piauí, nos cultivos de algodão herbáceo, arroz sequeiro, feijão primeira safra, milho, soja e sorgo. Essa previsão foi feita nos 224 municípios do Estado no mês de janeiro comparando com novembro do ano passado.


 
Flash de Caroline Oliveira (direto do IBGE)
Redação de Conceição Santos

[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: