Cidadeverde.com

Parnahyba e Auto Esporte são aniversiantes no 1º de maio

Imprimir

O Parnahyba Sporte Club  fundado no dia 1º de maio de 1913 está completando nesta sexta-feira(1º de maio) 107 anos. É a agremiação esportiva mais antiga do Estado do Piauí. 

Foto - Eduardo Frota - Cidadeverde.com - Campeonato Piauiense - Arquivo

Nos tempos da Liga Parnaibana e da Liga Piauiense conquistou alguns títulos de campeão. No futebol profissional mesmo dedidiu com o Flamengo o título piauiense de 1976, em jogo no Estádio Albertão. Ficou com o vice após um empate empolgante de 1 x 1.

O primeiro título veio em 2004 ao vencer o Flamengo no Estádio Municipal de Parnahyba por 2 x 1. Foi uma festa extraordinária. O grande ausente foi o Presidente Pedro Alelaf, falecido antes da conquista.  Nos anos seguintes de 2005 e 2006 faturou o tricampeonato em finais com o Piauí e o Barras, no Estádio Albertão.

Mais dois títulos foram comemorados em 2012 e 2013 em finais com o Flamngo e o River, respectivamente. Em 2017 esteve em outra final mas não ganhou o título, ao empatar com Altos por 2 x 2, no Lindolfo Monteiro.

O Parnahyba já representou o futebol piauiense em competições nacionais como Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro, além de revelar excelentes jogadores para o nosso futebol. Nossos cumprimentos aos dirigentes, torcedores e companheiros da imprensa parnaibana.

O AUTO ESPORTE COMPLETA 69 ANOS

No dia 1º de maio de 1951 foi fundado em Teresina o Auto Esporte Clube. Era chamado de O Alviverde da Rua Clodoaldo Freitas e também de Calhambeque. Uma agremiação simpática do Mestre Zé Paletó, do Bibio e tantos esportistas. 

Durante anos o aniversário foi comemorado com feijoada, sessão solene, festa na sede da Rua Clodoaldo Freitas. E não faltava um jogo de futebol. O adversário vinha de São Luíz ou de Fortaleza.

Em 1983 conquistou o seu único título de campeão piauiense de futebol, em final com o Piauí no Estádio Albertão. Participaram da conquista os jogadores Marquinhos, Vidal, Osmary, Bega, Catita, Durval, Aníbal, Celso, Joãosinho, Robert, Dão, Israel, Paulo César Vilarinho, Benício, Ferreira, Marcos, Ari, Sima, Olivan, Nivaldo, Chapéu, Malta, Cláudio, Nico. O técnico era Cesarino Oliveira e o Presidente era o médico Mílton Oliveira.

No ano seguinte o Auto Esporte representou o futebol piauiense no Campeonato Brasileiro, com uma estreia sensacional no Albertão ao golear o Moto Clube por 4 x 1.

O Governador Hugo Napoleão compareceu vestindo a camisa do alviverde.

Na mesma competição atuou no Maracanã diante do Botafogo e em São Paulo enfrentando as Portuguesa.

O Auto Esporte encerrou suas atividades no futebol profissional em 1994. Boas lembraças do Alviverde da Rua Clodoaldo Freitas.

Dídimo de Castro 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais