Cidadeverde.com

Terminais de ônibus serão fechados e Strans fará cadastros de mais de 80 veículos

Foto:Arquivo/Cidadeverde.com 

A prefeitura de Teresina inicia, neste sábado (2), o cadastro de veículos alternativos que farão o transporte dos trabalhadores considerados essenciais durante a pandemia do coronavírus em Teresina. No mínimo 87 ônibus e vans devem ser cadastrados na Superintendência Municipal de Trânsito (Strans), das 08 às 12 h, na sede do órgão, localizada na avenida Pedro Freitas, bairro Vermelha.

O cadastro dos veículos será feito após o prefeito Firmino Filho decidir desativar o transporte público devido ao descumprimento das medidas de isolamento social e do crescimento dos casos de Covid-19 na capital.  O superintendente da Strans, Weldon Bandeira, explica que todos os terminais de integração serão fechados e os pontos de embarque dos trabalhadores serão em  paradas instaladas em locais "tradicionais" dos bairros. 

Segundo Weldon Bandeira, as linhas dos transportes alternativos seguirão o itinerário Bairro- Centro e Centro-Bairro. Também haverá uma limitação no horário em que os veículos irão circular. A determinação é que os ônibus e vans circulem em horários de pico, de entrada e saída dos trabalhadores. 

A Strans promete fazer um controle para que esses veículos não fiquem superlotados. "É por isso que não temos um limite no número de cadastro porque precisamos de uma frota reserva, além do mínimo  de 87 veículos. É uma medida drástica, mas necessária. Relutamos muito,alguma cidades do Brasil cancelaram o transporte coletivo desde o começo da pandemia. Tivemos que adotar para fazer com que as pessoas cumpram o isolamento', explica Weldon. 

Segundo levantamento da Strans, uma média de 10 a 15 mil trabalhadores essenciais são usuários do transporte coletivo e serão atendidos pelos veículos alternativos. 

O cadastro dos veículos inicia às 8h. O gerente de Transporte da Strans, Romulo Rego, explica que os interessados devem ir ao prédio da Superintendência com os documentos do veículo e do condutor. 

Após o cadastro, os itinerários serão disponibilizados aos responsáveis pelo transporte alternativo. 

O valor da tarifa permanecerá R$4, que deve ser paga em espécie ou por meio de vale-transporte. Não haverá meia-passagem.

"A partir da próxima semana, só terão acesso aos ônibus as pessoas que precisam trabalhar nos serviços essenciais. Esse controle será feito através da liberação de vales-transportes apenas para as empresas que prestam esse serviço", explica o prefeito Firmino Filho.

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais