Cidadeverde.com

Transporte público é mantido, mas só trabalhadores essenciais terão acesso; veja mudanças

Foto:Arquivo/Cidadeverde.com 

A prefeitura de Teresina desistiu de suspender a circulação dos ônibus do sistema público de transporte. No entanto, a partir deste segunda-feira (4) o percurso dos veículos será direto dos bairros para o Centro e  a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) garante que somente trabalhadores dos serviços essenciais terão acesso ao cartão eletrônico.   Não será aceito pagamento da passagem em dinheiro. 

Segundo levantamento da Strans, uma média de 10 a 15 mil trabalhadores essenciais são usuários do transporte coletivo. A superintendência explica que a integração poderá ser feita em qualquer ponto de cruzamento das linhas, como o centro da cidade e as avenidas João XXIII e Frei Serafim. Da mesma forma que funcionava antes, a troca deve ser feita num prazo máximo de duas horas. Ele explica ainda que os oito terminais de integração serão fechados e haverá paradas de ônibus nos bairros.

 “Vamos voltar ao sistema antigo. Nas linhas alimentadoras, o percurso será o mesmo, mas os ônibus não irão entrar nos terminais. A viagem seguirá até o centro para evitar a aglomeração nos terminais. Queremos evitar aglomeração de pessoas de áreas diferentes da cidade, diminuindo o risco de contágio da doença”, explica o superintendente da Strans, Weldon Bandeira. 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura vem monitorando o perfil dos usuários do transporte público. O levantamento apontava que, mesmo diante do fechamento das atividades econômicas e a suspensão das aulas, cerca de três mil idosos e 2,5 mil estudantes continuavam usando o transporte público diariamente. “Por conta disso, cancelamos a gratuidade e também o subsídio do estudante. Com isso, tivemos uma queda para 10% da demanda normal, que acreditamos que seja dos trabalhadores dos serviços considerados essenciais. Mas esse número voltou a aumentar nos últimos 15 dias, exigindo medidas mais enérgicas”, argumentou o superintendente.

A queda no índice de isolamento social também foi fator determinante para as mudanças no sistema do transporte coletivo. As medidas adotadas pela Strans têm como objetivo evitar as aglomerações e reduzir possíveis riscos de contaminação pela Covid-19 e devem ser mantidas enquanto durar o estado de calamidade pública em saúde.

A Strans também vai dar continuidade ao cadastro de vans e ônibus na sede do órgão na próxima segunda-feira (4), das 8h às 12h, para complementar a frota, caso haja alguma necessidade. “Esses veículos podem ajudar a atender a população. Há vários dias o sistema de transporte alternativo com vans foi paralisado por determinação do sindicato dessa categoria”, informou Weldon.

 

Izabella Pimentel
Com informações da PMT
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais