Cidadeverde.com

Alepi deve votar hoje pedido de empréstimo bilionário do governo

Imprimir

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

A Assembleia Legislativa do Estado deve votar nesta terça-feira (5) as quatro mensagens de pedidos de empréstimo bilionário do governo do Piauí a bancos. Só do Banco do Brasil o governador Wellington Dias quer um empréstimo de até R$ 1 bilhão, que será investido em saúde, segurança e infraestrutura. 

O deputado Francisco Limma (PT), líder do governo na Alepi, disse que ainda aguarda a pauta , mas a expectativa é que a votação seja realizada hoje. Parte dos recursos para a saúde será investida no combate à pandemia do coronavírus.

Limma explica que para o Banco Mundial o governo quer um aditivo de U$ 100 milhões, que serão aplicados na saúde, saneamento e regularização fundiária e geração de renda rural.

Ao BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento- e o  Fundo Internacional para Desenvolvimento da Agricultura- FIDA o governo quer um adicional de U$ 3 milhões a um projeto já aprovado anteriormente  e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

A última mensagem é um pedido de empréstimo ao  BRB - Banco Regional de Brasília – de  R$ 83 milhões . O dinheiro será aplicado na recuperação de rodovias estaduais.

O deputado Limma defende que os empréstimos são importantes para a retomada da economia do Piauí.  “O país já vinha em um processo de recessão econômica, agora com  a pandemia do coronavírus essa situação se agrava. Para retomar o crescimento da economia é preciso que haja a injeção de recursos tanto na área da saúde, como termos investimentos em ações emergenciais para socorrer as famílias mais pobres ,principalmente de apoio a pequenas e médias empresas. Também para retomada de algumas obras como estratégia de injetar recursos na economia e retomar o emprego”, ressalta.

 


Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais