Cidadeverde.com

20 Unidades Básicas de Saúde atendem exclusivamente casos de Síndrome Gripal em Teresina

Foto: Ascom/FMS

A população de Teresina tem à disposição 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que dão assistência exclusiva a casos de síndrome gripal leves. Essas unidades utilizam o “Fast-track”, protocolo do Ministério da Saúde para agilizar os atendimentos. Além dessas 20 UBS, Teresina conta com mais 71 UBS que estão atendendo pessoas com outras doenças.

“A população pode olhar a lista das UBS e horários de funcionamento no site da FMS no endereço http://www.fms.teresina.pi.gov.br/. Essa divisão de atendimento feita nas Unidades é uma estratégia que contribui para diminuir aglomerações e evitar que pacientes suspeitos de estarem infectados pelo Coronavírus tenham contato com outros, sem sintomas”, afirma Karoline Alencar Rodrigues,gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Nessas 20 UBS para atendimento de síndromes gripais, o paciente é colocado em local separado, preferencialmente arejado. “A equipe, utilizando equipamentos de proteção, faz a triagem e o atendimento, que pode envolver orientação médica, prescrição de medicamentos, indicação de isolamento domiciliar ou mesmo encaminhamento para hospital, em casos mais graves”, explica Karoline Alencar Rodrigues.

Já as outras 71 UBS estão atendendo as demandas de saúde regulares da Atenção Básica. “São ofertadas consultas médicas e de enfermagem para atender pessoas com problemas de saúde que não sejam gripais. Os serviços de coleta de exame, retirada de pontos, curativos, trocas de sonda e entrega de medicamentos permanecem funcionando”, finaliza Karoline Alencar.

Confira a lista das UBS com atendimento exclusivo para síndrome gripal:

- Horário: de segunda a sexta, das 7h às 21h e aos sábados, das 7h às 17h:

1.UBS Portal da Alegria (Sul)
2.UBS Irmã Dulce (Sul)
3.UBS Dagmar Mazza (Sul)
4.UBS Todos os Santos (Sudeste)
5.UBS Novo Horizonte (Sudeste)
6.UBS Poty Velho (Norte)
7.UBS Santa Maria da Codipi (Norte)
8.UBS Taquari (Leste)
9.UBS Planalto Uruguai (Leste)
10. UBS Cidade Jardim (Leste)

- Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h:

11.UBS Parque Piauí (Sul)
12.UBS Monte Castelo(Sul)
13.UBS Promorar(Sul)
14. Carlos Alberto Cordeiro (Sudeste)
15.UBS Real Copagre (Norte)
16.UBS Karla Ivana (Norte)
17.UBS Mocambinho (Norte)
18.UBS Satélite (Leste)
19.UBS Santa Isabel (Leste)
20.UBS São João (Leste)


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais