Cidadeverde.com

Ficar longe das mães é prova de amor, dizem profissionais de saúde que combatem à Covid

Izabella Pimentel
[email protected] 

Um Dia das Mães sem presença física, almoço com casa cheia, abraço apertado, beijo, mas com muito amor. Profissionais de saúde do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, que atuam no atendimento à pacientes com Covid-19, contam que este domingo, 10 de maio, será de saudade, mas ao mesmo tempo, de orgulho por estarem salvando os amores da vida de outras mães.

Preocupados com os familiares, sobretudo as mães, parte dos profissionais decidiu sair de casa para morar temporariamente com companheiros de trabalho ou se hospedou em hoteis da cidade para evitar contaminar suas famílias. Médico recém formado, João Pedro Torres passou seis anos e meio no Ceará para cursar medicina. Voltou para Floriano no ano passado  e, quando achava que, enfim, passaria o Dia das Mães ao lado de sua mãe, a pandemia de Covid-19 acontece e o obriga a não poder sequer abraçar a mulher que ele mais ama no mundo: a professora Girlene Torres.

"Minha mãe faz parte da população de risco e há quase dois meses resolvi sair da casa, uma vez que aceitei o desafio de trabalhar na linha frente contra a Covid-19. Decidi sair de casa porque era a maneira que eu tinha de protegê-la", conta o médico. 

A mãe do médico João Pedro, Girlene, tem 55 anos  de idade e é asmática. "Quando não estou no hospital me hospedo nos hoteis de Floriano. A maior prova de amor que eu poderia dar a ela é esse distanciamento social. Mãe, queria dizer que tenho  muita saudade da senhora e logo estarei voltando para casa e que eu a amo muito", se declara João Pedro.

Foto: Arquivo Pessoal

Saudade acumulada

E por falar em saudade, a enfermeira Mila Rodrigues de Aquino, também não tem contato físico com a mãe, Nilsa Alves, 56 anos, há mais de um mês. Ela  foi morar com uma amiga enfermeira porque sabe que há riscos de contaminação. A profissional também trabalha no setor de isolamento da Covid-19. Atualmente no Hospital Regional Tibério Nunes atende sete pacientes internados com coronavírus.

Apesar de estar acostumada a passar  datas comemorativas em plantões, a enfermeira diz que o dia Dia das Mães é especial e diferente, ainda mais quando se tem uma "saudade acumulada".

"Trabalho no setor de isolamento da Covid-19 e tive que sair de casa devido à preocupação com meus  pais por querer poupá-los, zelá-los. Os dias que são datas comemorativas não são tão difíceis quanto os Dias das Mães. Mas foi preciso pois me preocupa muito a quantidade de profissionais da área da saúde que estão sendo contaminados, apesar do de toda paramentação.  A gente tem medo, mas hoje aflora bastante nossa ética profissional de que fizemos muitos juramentos e um dos principais foi cuidar do próximo. Me sinto feliz em estar contribuindo para combater uma pandemia. Mãe, nesse Dia das Mães saiba que meu coração estará bem pertinho de você. E eu te amo muito", conta a enfermeira Milla. 

Foto:Arquivo Pessoal

A enfermeira Crislaynne Alves, que também atua no setor Covid do Hospital Regional Tibério Nunes, não vê pessoalmente a mãe há dois meses. Este domingo será o primeiro Dia das Mães em que ela passa longe da sua casa.   

"Toda vez que entro aqui eu tento lembrar que estou cuidado do amor da vida  de alguém. O meu maior medo ultimamente é cuidar de alguém que eu amo. Por isso eu resolvi sair de casa. Há quase dois meses moro com uma colega. Nesse Dia das Mães vai ser a primeira vez que  vou passar longe da minha mãe. Estou morrendo de saudade dela, das minhas avós, da minha família", disse. 

A enfermeira Crislaynne faz uma apelo para que as pessoas cumpram as medidas de isolamento social e evitem ter contato físico. "Quero pedir que vocês se protejam, se cuidem, não saiam de casa. Estamos aqui por vocês", alerta. 

Esperança

O técnico em enfermagem Paulo Roberto está fora de casa há dois meses e se diz isolado de todos. Ele lamenta ficar longe da mãe, mas apesar das dificuldades enfrentadas no combate à Covid-19, ele acredita que dias melhores virão.

"Estou afastado da minha família. Isolado de todos.  Estou com muita saudade da minha mãe. Infelizmente não vou passar o Dia das Mães com ela, mas tenho certeza que logo tudo isso vai passar. Mãe, te amo. Juntos somos mais fortes. Estou aqui por vocês. Fiquem em casa por nós ", pede. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais