Cidadeverde.com

Em um mês, Samu de Teresina atendeu mais de 200 pacientes com suspeita de Covid-19

Em abril, o Samu atendeu 206 casos suspeitos de Covid-19 em Teresina. Segundo Francine Amorim, diretora geral do serviço médico na capital, em  maio houve aumento considerável no número de atendimentos de pacientes com síndromes gripais, sintomas semelhantes ao do coronavírus. Um novo balanço deve ser divulgado na primeira quinzena deste mês.

Com aumento da demanda cresce também o risco de contaminação do profissionais do Samu. Para diminuir os riscos, socorristas terão suas vestimentas especiais pulverizadas, o que inativa o coronavírus em até um minuto. Até agora, uma profissional do Samu de Teresina testou positivo para a doença. Um dos principais riscos de contaminação dos socorristas é na desparamentação, ou seja, no momento da retirada dos equipamentos de proteção individual (EPIs) quando, sem se dar conta, os profissionais podem levar as mãos contaminadas aos olhos, boca e nariz e se infectarem.

"Realizamos 220 testes rápidos e os demais profissionais testaram negativo", reitera Francine Amorim. 

Atualmente, 12 ambulâncias atuam estrategicamente na cidade, sendo nove de suporte básico e três de suporte avançado, além de quatro motolâncias. O serviço é gratuito e acionado pelo 192.


Graciane Sousa
gracianesousa @cidadeverde.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais