Cidadeverde.com

Governador diz que decretação de lockdown é fake news e pede que autor se retrate

O governador Wellington Dias negou na tarde desta terça-feira (12) que tenha tomado a decisão de decretar lockdown no Piauí no próximo final de semana. No começo da manhã, começou a circular uma mensagem no aplicativo Whatsapp informando de uma reunião com o secretário de segurança, Fábio Abreu, e o comando da Polícia Militar sobre a implantação da medida. Apenas farmácias iriam abrir, segundo a mensagem. O lockdown seria no sábado e domingo, imediatamente após o feriado da sexta-feira (15), pelo Dia do Piauí, que foi antecipado do dia 19 de outubro.

"Fui surpreendido quando estava em uma reunião do Comitê Emergencial com cientistas, quando foi postado em rede sociais, a informação de que o Piauí teria tomado uma decisão de lockdown para determinadas localidades. Eu lamento isso, não é verdade. Não há nenhuma decisão tomada", disse o governador.

Veja a mensagem que está circulando nas redes sociais:

Segundo Wellington Dias, a reunião tratava de consultas e sobre a situação do sistema de saúde do estado para o tratamento de pacientes com a covid-19.

"Estávamos tratando de consultas, como fazemos toda semana para um objetivo: garantir a eficiência do isolamento social e ampliar a capacidade de atendimento na rede hospitalar. É isso que vamos seguir. O que for necessário nesse sentido, nós faremos. Mas vamos fazer com muita responsabilidade, transparência e, ao mesmo tempo, comunicando corretamente à população. Peço a quem fez isso que se retrate", afirmou o governador.

Ontem, durante uma live, o governador Wellington Dias afirmou que o Piauí irá decretar lockdown nas cidades com maior número de infectados se o estado ultrapassar a metade dos leitos de UTI com pacientes por Covid-19. A taxa de ocupação de leitos com respiradores chega a aproximadamente 42,9%, segundo dados da segunda-feira. 

Veja nota de esclarecimento do governo:

O Governo do Estado informa que, no momento, não há nenhuma decisão tomada sobre implantação de lockdown no estado. Toda a equipe de gestão tem como objetivo atual garantir a eficácia e eficiência do isolamento social, bem como ampliar a capacidade de atendimento na rede de saúde. O Governo assegura ainda que o que for necessário para garantir a saúde da população será feito com muita responsabilidade e transparência e, também, comunicando corretamente à sociedade.


O Comando Geral da PM no Piauí também se manifestou e negou que tenha qualquer deliberação sobre lockdown no Piauí.

Confira:

O Comando Geral da PMPI, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Não existe, até o presente momento, qualquer deliberação acerca de lockdown no Estado do Piauí.

2. Que na reunião ocorrida hoje com o Secretário de Segurança e Comandantes de Batalhão não ficou decidido acerca de qualquer medida nesse sentido.

3. Tendo em vista que o texto que circula nas redes sociais não tem autoria conhecida, este Comando, considera como fake, mas mesmo assim determinou que a Corregedoria adotasse providências, a fim de elucidar o fato.

4. Reitera que o papel da PMPI, nesse momento em que vive o Estado do Piauí, é estar ao lado das autoridades constituídas e zelando pelo bem estar do nosso povo.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais