Cidadeverde.com

HGV, HUT e Natan Portela já ultrapassam 80% da ocupação de leitos de UTI para covid

Foto: Eduardo Anizelli/ Folhapress

Três grandes hospitais da rede pública em Teresina estão com mais de 80% das vagas para Covid-19 ocupadas com pacientes em estado grave. 

Pertencente à rede municipal, o Hospital de Urgência de Teresina estava, nesta quarta-feira (13) com 15 dos 18 leitos de unidades de terapia intensiva ocupados, o que equivale a cerca de 83% da ocupação. A Secretaria de Saúde informou que o hospital possui 26 leitos de terapia intensiva mas a direção confirma a existência de 18 leitos de UTI.

Dos 20 leitos de UTI do Hospital Getúlio Vargas (HGV), 16 já estavam ocupados nesta quarta-feira (13). No dia 11 de abril, há pouco mais de um mês, o hospital possuía apenas cinco pacientes internados, um crescimento de 320%, mais que o triplo de pacientes de um mês atrás.

No Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, das sete vagas de terapia intensiva, seis estão ocupadas (87,5%).

O prefeito Firmino Filho (PSDB) informou nesta quinta-feira (14) que mais de 64% dos leitos de UTI em Teresina já são utilizados.

“Todo o esforço está sendo feito para dotar a cidade de mais estrutura para o atendimento à população. Temos uma grave expansão do vírus em Teresina, os números continuam crescendo, os leitos continuarão sendo ocupados e precisamos ficar seguros. Portanto, o meu apelo continua para que possamos praticar mais o isolamento, ficar mais em casa”, ressaltou o prefeito.

Nos demais hospitais da capital, como o Hospital Universitário, mais da metade das vagas estão ocupadas, das 18 vagas, 15 já atendem pacientes precisando de mais equipamentos médicos para o tratamento.

Na iniciativa privada a demanda também aumenta. No São Marcos, 15 das 20 vagas de UTI (75%) estão ocupadas e no Prontomed 21 das 30 vagas (70%) são usadas por pacientes.

Foto: Roberta Aline

Hospital de campanha no Ginásio de Badminton da UFPI, batizado de Hospital Pedro Balzi.

Novas vagas com hospitais de campanha

Teresina possui atualmente cerca de 80 leitos de UTI incluindo a rede pública municipal e a iniciativa privada e deve ganhar o reforço de hospitais de campanha que estão sendo montados no Ginásio de Badminton da UFPI (86 leitos), no Lar da Esperança (35 leitos) e em um anexo do Hospital Universitário (12 leitos). O governo do Estado também monta uma estrutura no Ginásio Verdão com (103 leitos, 90 deles leitos clínicos). As estruturas estão em fase de finalização e devem entrar em funcionamento ainda esta semana. 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais