Cidadeverde.com

Prefeitos médicos do Piauí e APPM tratam da estratégia contra o Covid-19

Imprimir

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou, nessa segunda-feira (18), por meio de videoconferência, reunião com os prefeitos do Piauí que são médicos, para tratar sobre o andamento e amadurecimento da estratégia de enfrentamento à Covid-19 no Estado. O governador Wellington Dias e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, participaram do encontro virtual.

A reunião tratou, principalmente, sobre a necessidade de reforçar as barreiras sanitárias nos municípios que fazem fronteira com os outros estados; o monitoramento dos casos, pelo aplicativo Monitora Covid-19; a realização de busca ativa, ampliando a testagem junto à população; impacto da crise na saúde e economia; protocolo sobre uso medicamentos; auxílio financeiro aos municípios.

 O presidente da APPM, Jonas Moura, explica que o objetivo foi ouvir os prefeitos médicos, o governador e o prefeito da capital sobre as medidas de combate ao novo coronavírus, abordando pontos relativos à parte científica e à área de gestão pública. “Nosso intuito é o trabalho conjunto, a cooperação, entendendo melhor como estamos indo, o que estamos fazendo e o que fazer mais à frente”, diz.

O prefeito Firmino Filho frisa sobre a necessidade de se enrijecer as medidas de isolamento social e fala do agravamento exponencial da crise. “Grande parte do atendimento médico do Piauí é feito em Teresina, onde, das 166 UTIs, 110 já estão ocupadas. A última taxa de crescimento de casos foi de 38%. Se continuar assim, em breve, não teremos UTIs para atender”, pontua.

O governador Wellington Dias observa que o Governo busca evitar o colapso na rede de saúde. “Estamos iniciando, com alguns municípios, uma busca ativa, para localizar pessoas contaminadas e pessoas que estão transmitindo, fazer o tratamento precoce, impedir que se agrave e evitar óbitos. Os prefeitos, prefeitas e a APPM têm feito um importante trabalho nos municípios”, ressalta.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais