Cidadeverde.com

W.Dias lamenta morte de ex-governador e decreta luto

Imprimir
O governador Wellington Dias decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador Francisco das Chagas Caldas Rodrigues, 86 anos, na tarde de ontem, em Brasília, vítima de parada cardíaca, após uma cirurgia de retirada de sonda.

Na nota enviada pelo Palácio de Karnak, Wellington Dias, relata um pouco da vida política de Chagas Rodrigues e da sua administração à frente do governo do Estado, entre os anos de 1958 a 1962. Também fala de sua contribuição para o desenvolvimento do Piauí, quando deputado federal.
 
Matérias relacionadas:
Confira a nota na íntegra:

Gabinete do Governador


Nota de Pesar


O Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento do político brasileiro Francisco das Chagas Caldas Rodrigues.

Piauiense, nascido em Parnaíba no ano de 1922, formou – se em Direito pela Universidade de São Paulo. Oficial da Reserva do Exército Brasileiro. Foi assessor jurídico do Ministério da Fazenda e Professor do CEUB.

Cassado pelo AI-5, foi assessor do Governo do Distrito Federal. Deputado Federal de manifestações contrárias ao regime da época, Chagas Rodrigues foi um fiel defensor das entidades e das manifestações democráticas brasileiras. Considerado um dos grandes vultos da história desenvolvimentista piauiense, o então Governador foi alçado ao plano dos cidadãos que comungavam o progresso e a emancipação do Estado. Construiu e abriu as fronteiras para o progresso, defendendo uma justa política de engrandecimento e de investimentos.

Polido, reservado, austero, competente e determinado, empunhou, durante sua administração, a bandeira do desenvolvimento do Piauí. Construiu estradas, escolas, hospitais. Saneou, buscou a parceira para a construção de uma nova identidade estadual.

Deputado Federal por 4 mandatos, seu nome é uma legenda inscrita no rol dos maiores políticos brasileiros, pela sua habilidade em estabelecer o diferencial na atuação em defesa dos menos favorecidos. Foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, ao qual pertenceu e elegeu-se Senador da República.

O Governo do Piauí reconhece o seu bravo trabalho em defesa do Piauí e de seu povo, o que o tornou digno do respeito e do reconhecimento de todos os piauienses, ao tempo em que solidariza-se com sua família enlutada e declara luto oficial pelo prazo de 03 (três) dias.

Palácio de Karnak, em Teresina, aos sete dias do mês de fevereiro de dois mil e nove.

 

José Wellington Barroso de Araújo Dias
Governador do Piauí

 
Caroline Oliveira
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: