Cidadeverde.com

Filas nas barreiras entre Teresina e Timon deve diminuir, diz secretário

As longas filas de veículos nas barreiras entre Timon e Teresina devem reduzir ao longo dos dias. Segundo o secretário de governo de Teresina, Fernando Said, o fluxo vai cair com a realização do cadastro, como prevê o decreto assinado pelo prefeito Firmino Filho.

“Esse transtorno vai diminuir, pois algumas pessoas que não têm interesse essencial de transitar entre Timon e Teresina vão deixar de fazer. O fluxo vai ser reduzido, mas alguns transtornos vão continuar. Quem não fez o cadastro e precisa ser abordado pelos organismos disponíveis nas barreiras, vai criar uma fila de veículos”, explicou Fernando Said em entrevista à TV Cidade Verde.

O gestor disse que as barreiras visam proteger a população das duas cidades. “Esse trabalho visa proteger a população de Teresina e do Maranhão, especialmente de Timon. O cadastro já está normalizado e vai facilitar a vida de quem precisa se deslocar entre as duas cidades”, afirma o secretário.

Ainda de acordo com Fernando Said, o objetivo das barreiras não são as multas. “Nos primeiros momentos o sentido é de orientar. Nos casos em que se desrespeite a barreira, aí sim as pessoas serão multadas”, declarou.

Regras
Pelo novo decreto, todas as pessoas que pretendam ingressar no município de Teresina deverão apresentar, perante as autoridades de fiscalização presentes nas barreiras sanitárias, documentos de identificação pessoal, documento de habilitação do condutor e comprovante de endereço residencial, assim como documentos referentes ao veículo, como Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Foto: Tiago Melo/TV Cidade Verde

Os profissionais que trabalham em Teresina deverão ter a comprovação da necessidade de trafegar entre os dois municípios, seja por motivos de saúde, trabalho, ou qualquer outro. Está permitido o tráfego para servidores e empregados públicos, trabalhadores de empresas privadas, funcionários que atuem em serviços essenciais que morem no Maranhão e trabalhem em Teresina. Alguns casos de atendimentos de saúde também serão permitidos, além de outros casos especificados no decreto.

Cadastro
As pessoas que se enquadrem nos critérios do decreto e que necessitem de acesso frequente ao município de Teresina, poderão se cadastrar em site público (http://barreiracovid19.fms.pmt.pi.gov.br) para obter documento digital comprobatório a ser apresentado sempre que passar no controle das barreiras. Em relação ao deslocamento de pessoas com sintomas relativos à Covid-19, os pacientes deverão ser orientados a procurar atendimento no sistema de saúde do Estado do Maranhão, a fim de serem inseridos na Regulação do Sistema Único de Saúde, no município de Teresina.

Os veículos flagrados trafegando em Teresina, em desacordo com o estabelecido no decreto, estarão sujeitos a multa no valor de R$ 195,23, por cada passageiro transportado. Além disso, está autorizada a apreensão de qualquer veículo ou meio de transporte, inclusive fluvial, que esteja transportando passageiros em desacordo com o decreto. O veículo ou meio de transporte apreendido será conduzido ao local adequado e ficará sob a tutela dos órgãos do poder municipal.

As barreiras sanitárias serão coordenadas e orientadas pela Fundação Municipal de Saúde – FMS, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal – GCM, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – STRANS e/ou Polícia Militar do Piauí – PMPI. As barreiras sanitárias já estão montadas nas proximidades das três pontes que ligam Teresina a Timon desde o mês passado. A prefeitura afirma que as barreiras são necessárias para controlar a entrada de pessoas em Teresina e monitorar o estado de saúde delas. Desde o início, está sendo medida a temperatura de quem trafega entre as duas cidades. Timon tem hoje, segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura do município, 95 casos confirmados, 272 casos suspeitos e dois óbitos.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais