Cidadeverde.com

O protesto dos clubes contra o adiamento do campeonato

Imprimir
A Federação de Futebol do Piauí vai preparar a terceira tabela para o primeiro turno do Campeonato Piauiense de Futebol. As duas primeiras publicadas pela imprensa podem ser jogadas no lixo. Conforme comentamos aqui no Cidadeverde.com, a abertura do certame foi adiada de 14.02 para primeiro de março. Apuramos que o motivo do adiamento está ligado à necessidade que a Secretaria de Fazenda tem de um pouco mais de tempo para definir o apoio do Governo do Estado ao Campeonato.



Anunciado o adiamento, vieram os protestos dos clubes. Cabem algumas observações em torno do assunto que predomina no noticiário esportivo :

- Afirmam alguns dirigentes que não foram consultados pela FFP e que somente uma reunião do Conselho Arbitral do Campeonato poderia decidir a respeito. É evidente que o entendimento é o melhor caminho para evitar atritos.

- O adiamento é praticamente de uma semana, uma vez que na tabela anterior estava prevista uma suspensão por causa do carnaval. Teríamos jogos dias l4 e l5 de fevereiro e uma parada dias 2l e 22. Muda pouca coisa. Quase nada.

- Órgãos da imprensa divulgaram na semana passada que o Flamengo não iria a Barras para o primeiro jogo, preferindo continuar os treinamentos para enfrentar o Vasco da Gama pela Copa do Brasil. Depois uma nova informação era publicada, dando conta de que o rubro-negro havia mudado de idéia e estaria em Barras para a primeira rodada do Campeonato.

- Dirigentes do Barras Futebol dizem que "a Federação teve muito tempo para tratar do Campeonato com o Governo e deixou tudo para última hora".

E onde estavam os senhores presidentes dos clubes ou seu representantes que não foram juntamente com a Federação tratar com o Secretário de Fazenda, Antônio Neto, e o Presidente da FUNDESPI, Vicente Sobrinho, do projeto de apoio financeiro do Estado ao Campeonato ? Quais serão os maiores beneficiados com o projeto ? São os clubes, claro. E o que fazem eles ? A definição do projeto era para ser definida num encontro de todos os participantes, Governo, Federação e clubes.

Deveria ser objeto, inclusive, de uma solenidade com a presença de todos. Lembramos que ano passado dirigentes se omitiram  no planejamento e na execução do programa da Nota Fiscal. Chegamos a ter sobra de ingressos em vários jogos por falta de trabalho.

São os clubes que mais gostam dos longos períodos de férias. Aliás, vamos completar 3 meses sem futebol em Teresina. Soubemos que no Arbitral do Campeonato de 2009 tivemos dirigente que estava achando muito longo o certame.

Parte do Barras Futebol Clube a idéia de trabalhar pelo afastamento do Presidente da Federação, Lula Ferreira. A entidade é cheia de falhas, mas os clubes não são melhores. São piores em matéria de organização e de manutenção de um futebol profissional. As comprovações estão aí a cada dia. São erros absurdos, até mesmo na simples programação de um treinamento.

Precisamos urgentemente de um novo modelo de administração esportiva para o nosso futebol. E a missão não é apenas da FFP. É principalmente dos clubes. Cabe no momento a velha expressão muíto usada nas campanhas políticas "são todos farinha do mesmo saco".  O futebol Piauiense agradece a quem se dispuser partir na frente em busca de melhores dias.

Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: