Cidadeverde.com

Ernesto se refere à China como país não democrático durante reunião ministerial

Imprimir

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou na reunião ministerial do dia 22 de abril que o novo coronavírus causará uma "nova globalização" e, sem citar diretamente a China, disse que o país asiático "não é democrático" e que "não respeita os direitos humanos".

"Que que aconteceu nesses 30 anos? Foi uma globalização cega para o tema dos valores, para o tema da democracia, da liberdade. Foi uma globalização que, a gente tá vendo agora, criou um modelo onde no centro da economia internacional está um país que não é democrático, que não respeita direitos humanos, né? Essa nova globalização acho que não pode ser cega", declarou o ministro.

Embora não tenha citado nominalmente a China na reunião, Ernesto é defensor de um alinhamento aos Estados Unidos e crítico do país asiático. Ele se contrapõe à ala moderada do governo, que destaca o fato de a China ser o principal comprador de exportações brasileiras para pregar uma abordagem pragmática com os asiáticos.

O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu tornar pública a íntegra do vídeo da reunião ministerial citada pelo ex-ministro Sergio Moro em depoimento à Polícia Federal como um indício de que o presidente Jair Bolsonaro desejava interferir na autonomia da Polícia Federal.

Em sua rápida intervenção na reunião, Ernesto também disse que o Brasil tem a oportunidade de estar presente num conselho de países que, segundo ele, desenhará a nova realidade do mundo no pós-coronavírus.

"Eu estou cada vez mais convencido de que o Brasil tem hoje as condições, tem a oportunidade de se sentar na mesa de quatro, cinco, seis países que vão definir a nova ordem mundial", diz na gravação.

O chanceler também relatou no vídeo uma conversa de Bolsonaro com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O indiano disse na ocasião, segundo o chanceler, que o mundo após a Covid-19 será tão diferente do atual quanto os cenários anterior e posterior à Segunda Guerra Mundial.

"Eu acho que é verdade e assim como houve um conselho de segurança que definiu a ordem mundial, cinco países depois da Segunda Guerra, vai haver uma espécie de novo conselho de segurança e nós temos, dessa vez, a oportunidade de estar nele e acreditar na possibilidade de o Brasil influenciar e ajudar a formatar um novo cenário", disse.

"E esse cenário, eu acho que ele tem que levar em conta o seguinte: estamos aí revendo os últimos 30 anos de globalização. Vai haver uma nova globalização", complementou.

O ministro alegou ainda que a globalização das últimas três décadas foi "cega para os temas de valores", para a democracia e liberdade.

"E essa nova globalização acho que não pode ser cega, né? Tem que ser uma globalização, tem que ser uma estrutura que leva em conta, claro, a dimensão econômica, mas também essa dimensão da liberdade, dos valores."

RICARDO DELLA COLETTA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais