Cidadeverde.com

Vereadores discutem a retomada das atividades econômicas em Teresina

Os vereadores Venâncio Cardoso (PSDB) e Edilberto Borges, o Dudu (PT), respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão Especial Covid-19 da Câmara Municipal de Teresina, debatarem hoje, durante entrevista à TV Cidade Verde, o cronograma de retomada das atividades econômicas na capital.

Dudu, que faz oposição ao prefeito Firmino Filho, disse que concorda com as medidas que foram adotadas em Teresina para evitar a disseminação do coronavírus, no entanto, já é hora de se pensar na retomada das atividades.

"Temos apoiado as medidas, mas agora precisamos pensar no futuro e o futuro é avaliar a retomada das atividades econômicas. Nós já estávamos vivendo uma crise antes da pandemia, durante a pandemia agravou. Nessa comissão podemos dialogar com todas as categorias para que na hora da retomada, com todos os dados técnicos, voltemos com segurança", disse Dudu.

O vereador Venâncio Cardoso disse que a retomada das atividades será em quatro fases na capital.

"A Prefeitura fez o deve de casa. Ela fortaleceu o sistema de saúde. Nos próximos dias o prefeito vai dar continuidade ao esboço do planejamento de retomada das atividades econômicas que foi apresentado hoje e vai colocar que Teresina tem como retornar em quatro fases. Vai retomar com responsabilidade", afirmou.

Foto: Reprodução/TV Cidade Verde

A prefeitura já ouviu mais de 20 setores da econômica para a apresentação das medidas de segurança, que deverão ser adotadas por cada área na retomada do funcionamento. 

Segundo o professor Washington Bonfim, membro do comitê, entre os eixos que devem ser seguidos pelos setores da economia estão distanciamento físico, espaços, que engloba cuidados com  a higiene, os equipamentos de proteção e a comunicação. O último eixo engloba triagem, rastreamento e controle e desinfecção de áreas contaminadas. Nestes últimos casos, entra a realização de testagem dos trabalhadores.  

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais