Cidadeverde.com

Prefeitura alerta para baixa adesão ao isolamento social em Água Branca

Foto: Roberta Aline

O índice de isolamento social em Água Branca, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), está em cerca de 49,5%, um dos mais baixos entre os municípios piauienses. O monitoramento da circulação de pessoas é feito pelo governo estadual, em parceria com as operadoras de telefonia móvel.

A baixa adesão liga o alerta para a possibilidade de aumento dos casos de infecção pelo novo coronavírus no município, caso essa taxa não seja revertida. Os órgãos de saúde recomendam que o ideal é ter, pelo menos, 70% de adesão. Ainda segundo dados da Sesapi, a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 em todo o Piauí está em torno de 60,16%.

“Se não houver o aumento na taxa de isolamento, que só pode ser controlada pelos aguabranquenses, o índice de casos confirmados também pode subir, causando colapso em nosso sistema de saúde. Por isso, é importante que a população que não precisa sair de casa, continue em casa”, alerta o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

Medidas de combate

Através de decretos, o município adotou diversas medidas de combate e prevenção ao coronavírus e conta com o trabalho dos fiscais da Vigilância Sanitária, em parceria com a Polícia Militar, para mapear e regulamentar, de acordo com as orientações dos órgãos de Saúde competentes, os estabelecimentos essenciais que seguem funcionando.

Nos principais acessos ao município, equipes realizam barreiras sanitárias, além de ações de fiscalização e de conscientização. Água Branca também possui uma área exclusiva para atender aos pacientes com a doença e conta, ainda, com o Programa Busca Ativa, que identifica pessoas contaminadas pelo novo coronavírus com o objetivo de ampliar a testagem e o monitoramento dos pacientes para a tomada de políticas públicas mais eficazes.

“Nossa gestão está empenhada em garantir a saúde e a qualidade de vida da nossa população. Contamos com uma equipe forte e competente, que segue lutando para preservar a vida de todos. Porém, devemos reforçar que o único meio de evitar a disseminação do coronavírus é permanecendo em casa e, para isso, contamos com a contribuição de toda a população”, declara o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais