Cidadeverde.com

Arcebispo diz que concorda em antecipar feriados e orienta fiéis sobre celebrações

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O município de Teresina teve dois feriados antecipados por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, celebrado em 8 de dezembro, foi antecipado para 22 de maio. Já Corpus Christi, em 11 de junho, foi antecipado para esta sexta-feira, 29 de maio. O objetivo é garantir um maior isolamento social e evitar a disseminação da covid-19. O Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, disse que concordou com as antecipações propostas pela prefeitura, mas faz um alerta aos fiéis: as celebrações vão acontecer normalmente nas datas habituais.

“O dia santo da Igreja Católica não muda de data. A Imaculada Conceição será celebrada no dia 8 de dezembro e o dia de Corpus Christi será celebrado no dia 11 de junho. Se nas datas o católico estiver no serviço, ele está dispensado da obrigação de participar da missa do dia santo. Ele pode ir em outro dia ou na véspera, no momento que for possível. Para a maioria não há essa dificuldade”, afirmou o Arcebispo.

Até o momento, segundo o religioso, ainda não é possível saber se acontecerão missas presenciais nas datas das celebrações, como em 11 de junho, por exemplo.

“Não sabemos se até lá poderemos ter missa presencial ou só online. Em todo o caso, fica segura a palavra: os dias santos estão mantidos nos dias estabelecidos pela igreja. Aproveite o tempo para a oração em família e que assim cresça a fraternidade e a presença de Deus”, disse.

Dados do Painel Covid-19 Teresina indicam que de 24 de abril a 24 de maio houve um aumento de 87% de casos confirmados da doença na capital. Em 24 de abril, existiam 217 confirmações. Em 24 de maio, eram 1.668 pessoas testadas positivas. Até hoje (28), foram notificados 1.982 casos positivos, registrados 69 óbitos causados pelo novo Coronavírus e 463 pessoas estão recuperadas em Teresina.

Hérlon Moraes
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais