Cidadeverde.com

170 respiradores comprados na Turquia chegam a Teresina

Fotos: Divulgação PMT 

Os 170 respiradores comprados na Turquia pelo Governo do Estado e Prefeitura de Teresina chegaram nesta segunda-feira(01) à capital piauiense. Destes, 100 são do estado e 70 do município.

De acordo com a Prefeitura, o investimento foi superior a R$ 8,1 milhões e os equipamentos vão para os leitos de UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e para salas de estabilização de hospitais, UPAs e hospital de campanha, reforçando o cuidado a pacientes com quadro grave da Covid-19.

Já o do governo do estado, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, informou que apresentou uma proposta para implantar os equipamentos ao governador Wellington Dias. 

“Nós estivemos em uma reunião com o Governador Wellington Dias onde apresentamos uma proposta técnica de implantação desses equipamentos na nossa rede e ele autorizou. Os 100 respiradores serão destinados a ampliação de UTIs no Hospital Getúlio Vargas; ao Hospital da Polícia Militar; serão instalados os últimos leitos de estabilização do Hospital de Campanha; e também ampliarão a capacidade de terapia intensiva em Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano”, apontou o Secretário Florentino Neto.

Ele explica ainda que os respiradores também serão destinados para cidades polos que possuam hospitais estaduais e também hospitais municipais que tem forte atuação no atendimento da população. 

O estado espera ainda receber mais 60 respiradores que fazem parte dos 80 adquiridos no início do ano pela Sesapi, e que por decisão do STF devem chegar ao estado.

Para o prefeito, o desafio nessa pandemia é ampliar a quantidade de leitos de UTI, que é extremamente necessário diante do número de pessoas infectadas que cresce a cada dia. 

“Temos um cenário de escassez de respiradores em nível mundial, o que dificultou a compra dos equipamentos. Estes foram adquiridos no exterior, dentro das regras internacionais e dos critérios estabelecidos para um momento de emergência como este”, explica Firmino Filho. 

O presidente da FMS (Fundação Municipal de Saúde), Manoel de Moura Neto, informou que o contrato referente à compra dos equipamentos, escrito em inglês, está sendo traduzido para o português por um tradutor juramentado, como determina a lei, e será publicado no Diário Oficial do Município ainda esta semana. Os governos de São Paulo, Bahia, Piauí e Recife também adquiriram respiradores da mesma empresa turca.

O médico infectologista da FMS, Walfrido Salmito, afirma que a disponibilização desses equipamentos representa um avanço na saúde pública da capital. “Uma das complicações da Covid-19 é a insuficiência respiratória, já que a pessoa pode ter pneumonia viral ou bacteriana, comprometendo os pulmões. Nesses casos, os respiradores são importantes para dar suporte de ventilação ao paciente, aumentando a possibilidade de sobrevida”, explica.

Fotos: Divulgação CCOM


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais