Cidadeverde.com

Julgamento da cassação de Jackson Lago será retomado nesta terça

Imprimir

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve retomar nesta terça-feira o julgamento do processo contra o governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT). Ele é acusado de abuso de poder, compra de votos e realização de convênios ilegais durante a campanha eleitoral de 2006.

Em dezembro, o relator do processo, ministro Eros Grau, recomendou a cassação de seu mandato, mas o julgamento foi suspenso pelo pedido de vista do ministro Felix Fischer.

Grau levou em consideração parecer do Ministério Público Eleitoral que apontava a clara intenção de Jackson de manipular o pleito. "A lei é para ser aplicada. Não há nos casos dos autos exceção para essa desaplicação por isso voto pelo provimento recurso", declarou o ministro.

A principal acusação é a de que José Reinaldo Tavares (PSB), governador do Maranhão à época da eleição, teria usado a máquina do Estado em favor de Lago.

Em seu parecer, o MPE recomendou ao TSE a cassação de Lago e de seu vice. A Procuradoria pediu ainda que o tribunal emposse Roseana Sarney (PMDB), segunda coloca na disputa de 2006.
 

Abuso

O parecer do Ministério Público reúne 11 episódios que constam nas mais de 1.500 páginas do processo que seriam capazes de confirmar as acusações de abuso de poder econômico e uso da máquina pública para eleger Lago.

Entre os episódios relatados pela Procuradoria e citados na reportagem estão um comício em São José de Ribamar (MA) para doar cestas básicas, flagrante de distribuição de dinheiro e de vale-gasolina em troca de votos no dia da eleição, e convênios firmados com entidades fantasmas --supostamente assinados em troca de votos.

Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: