Cidadeverde.com

Sarney diz que reforma política tem que ser votada

Imprimir

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), acredita que a reforma política deve ser votada "imediatamente" e que os parlamentares têm consciência da importância para o Brasil dessa reforma.

- É inadiável. Esse tipo de legislação que remonta ao século dezenove precisa mudar - afirmou.

Para Sarney, o Congresso Nacional tem que contribuir com a reforma e não deve apenas aprovar sem modificações a proposta que foi apresentada pelo Executivo nesta terça-feira (10), trazida aos presidentes do Senado e da Câmara pelos ministros da Justiça, Tarso Genro, e das Relações Institucionais, José Múcio.
 

 
Sarney disse que o "fatiamento" da reforma em seis partes é uma estratégia adotada pelo Executivo para agilizar a análise da matéria, mas afirmou que tentará votar a proposta em conjunto com outros projetos sobre o tema que já estão tramitando no Congresso.
 

Ele disse acreditar que alguns itens da reforma são "praticamente consenso" - como a fidelidade partidária e o financiamento público de campanha - mas que temas mais polêmicos terão que ser discutidos.

O presidente destacou a importância de reformas como essa citando o exemplo de bons resultados conseguidos com a reforma do Judiciário, como a instituição do controle externo do Judiciário e a criação da súmula vinculante que, segundo avalia, diminuiu em 41% o número de processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).


Fonte: Agência Senado

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: