Cidadeverde.com

Agente penitenciário morre em Parnaíba e sindicato aponta covid

Foto: Enviada pelo Sinpoljuspi

Morreu na tarde desta sexta-feira (5) o agente penitenciário do Piauí Nilton Tupinambá, 49 anos, que estava internado em Parnaíba, litoral do Piauí. O Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi) afirma que o agente saiu de um plantão na Penitenciária Mista de Parnaíba nesta quinta-feira (4), e passou mal, sendo internado em seguida. O sindicato aponta que o policial penal tinha hipertensão e morreu em decorrência de complicação por Covid-19.

Ainda segundo informações do Sinpoljuspi, o servidor trabalhou até o início desta quinta-feira (4). 

“O Nilton Tupinambá trabalhou no plantão no dia 3 e saiu no dia 4 pela manhã. O caso dele foi muito rápido. Ele começa sentir em casa e já se internou logo. Ainda não tivemos acesso ao lado, ele morreu agora às 13h,  mas o modo como foi o velório, muito rápido, como se fosse por coronavírus”, disse o diretor jurídico do Sinpoljuspi, Acácio de Castro, que contou que o agente possuía hipertensão.

Foto: Reprodução Facebook

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) que informou ainda não ter conhecimento da causa morte do servidor. 

Com 28 anos de serviço público, Nilton Tupinambá deixa esposa e dois filhos. 

Afastamento de servidores

Na quarta-feira (3), o juiz Anderson Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina concedeu liminar determinando “a liberação dos policiais da área criminal, sem prejuízo na remuneração, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, bem como os servidores pertencentes ao grupo de risco”

A decisão também determina que o Estado forneça o material para proteção individual (álcool em gel, máscaras, luvas) para uso dos policiais da área criminal, listados na nota técnica da Secretaria de Justiça.

O sindicato a categoria pede ainda a testagem dos 800 agentes penitenciários em ativa no Piauí. 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais