Cidadeverde.com

Diretor do HUT diz que é impossível abrir hospital de campanha sem médicos

Médicos aprovados ou classificados em qualquer especialidade no processo seletivo de nº01/2020 e que tenham experiência em terapia intensiva devem se apresentar a partir desta segunda-feira (15) na Gerência de Recursos Humanos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Os profissionais de saúde serão lotados no novo hospital de campanha que deve ficar pronto esta semana. O diretor-geral do HUT, Rodrigo Martins, reforça que é impossível abrir a unidade hospitalar que vai tratar pacientes graves da Covid-19, sem profissionais. 

"Queremos disponibilizar, o quanto antes disponibilizar esses leitos de UTI, tendo em vista que a nossa taxa de ocupação da UTI Covid está há quase três semanas com 100% praticamente todos os dias. O cronograma da obra está dentro da normalidade. Acredito que dia 17, a obra estará entregue ao HUT, e depende também de profissionais. É impossível abrirmos um hospital de campanha ou aumentarmos os leitos de UTI, se não tivermos médicos com experiência. Então, eu faço um apelo ao profissional médico que tenha disponibilidade, seja de 6 horas, 12 horas, ou 24 horas para que nos ajudem a fornecer essas UTIs à população, tendo em vista a grande demanda que está sendo buscada na rede pública de Teresina", pede o diretor-geral do HUT. 

Rodrigo Martins reforça ainda que as UTIs do HUT estão lotadas há cerca de três semanas. O novo hospital de campanha fica anexo ao HUT e terá 60 leitos. 

Dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) revelam que o Piauí tem 10.357 casos confirmados e 374 mortes no total acumulado desde março. Só no HUT, cerca de 250 profissionais se afastaram desde o início da pandemia, sendo que alguns já retornaram. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais