Cidadeverde.com

CRM propõe atendimento inicial de 30% das consultas para retomar serviços de saúde

Foto:Roberta Aline

O Conselho Regional de Medicina do Piauí estabeleceu diretrizes para o retorno gradual dos serviços médicos no Estado. Entre as principais mudanças propostas, está o agendamento de apenas 30% total  das consultas  que os médicos faziam antes da pandemia de Coronavírus.

Após os primeiros 15 dias de retomada, o CRM propõe que esse percentual  de agendamento pode ser de até 50%. Passado esse prazo, será realizada avaliação para verificar a possibilidade de aumentar ou manter esse percentual de atendimento.

Outra diretriz estabelecida pelo CRM para o reabertura dos serviços de saúde é o retorno gradual por especialidades em ambulatórios. Neste caso devem ser priorizadas  especialidades médicas com maior número de doentes crônicos e enfermidades tempo-sensíveis, onde um intervalo de tempo poderia representar um agravamento do quadro de saúde do paciente.

As diretrizes do CRM estabelecem uso de máscaras por todos, higienização frequente dos espaços, distanciamento em filas,  organização de elevadores e testagem de profissionais de saúde e colaboradores. Atendimentos em clínicas de imagem e laboratórios devem ser agendados e resultados de exames sejam liberados, quando possível,  via internet.

Sobre procedimento cirúrgicos eletivos, o CRM recomenda levar em consideração a indicação de cirurgias e procedimentos invasivos eletivos em pacientes portadores de risco para a forma grave da Covid-19.

Devem ser priorizadas cirurgias oncológicas, transplantes, traumas, pacientes em sofrimento intenso ou risco de infecção.  Os hospitais e clínicas devem informar aos pacientes sobre a progressão atual da pandemia e evidência de que pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos que desenvolveram Covid-19 no pós-operatório imediato evoluíram com maior gravidade da doença. Neste caso, a cirurgia será realizada apenas mediante assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido sobre Covid-19.

A médica conselheira do CRM, Aline Cerqueira, explica que as diretrizes foram elaboradas atendendo à solicitação do governo do Estado. 

“As diretrizes levam em consideração ,principalmente, a segurança da população tanto os pacientes quanto os acompanhantes quando buscarem novamente os atendimentos médicos. Será feita análise por parte do comitê gestor e só após publicação de decretos estaduais e municipais  é que realmente entrará em vigor. É uma proposta de restruturação dos serviços durante essa transição”, explica Aline.

O CRM afirma que entende que o distanciamento social é uma estratégia importante para o controle da disseminação do coronavírus, mas ressalta que pacientes portadores de doenças graves estão tendo agravamento no quadro de saúde durante a pandemia.

“Para esses pacientes que não podem ter tratamento interrompido nos vimos a necessidade  da retomada dos procedimento eletivos de maneira que essa população não  seja desfavorecida”, disse a conselheira Aline.

O CRM explica que durante a retomada gradual devem ser levadas em consideração as peculiaridades de cada estabelecimento de saúde. As mudanças serão acompanhadas por diretores técnicos. 

Veja aqui as diretrizes

Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais