Cidadeverde.com

Piauí tem mais de 500 casos e 19 mortes por covid em um dia; bebê de um ano está entre as vítimas

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Ampliada às 19h47

O Piauí registrou mais 19 mortes e 524 novos casos do novo coronavírus. Os dados foram atualizados na noite desta segunda-feira (15), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Entre os óbitos, está um bebê de apenas um ano, de Parnaíba, litoral do estado.  

Com os números desta segunda-feira, são 393 óbitos e 10.881 testes positivos no total acumulado desde março. 

Dos novos óbitos, 10 são de pacientes de Teresina, que agora tem 217 mortes pelo coronavírus. Foram cinco homens (62, 68, 76, 88 e 90 anos) e cinco mulheres (46, 66, 70, 84 e 85 anos). 

Parnaíba é o segundo município em mortes por covid-19. Com mais dois registros nesta segunda-feira - uma menina de um ano e um homem de 61 anos - a cidade tem agora 33 óbitos. O bebê não tinha doenças que o colocasse em grupo de risco para o coronavírus. 

Barras chegou ao total de 10 óbitos com mais dois registros nesta segunda-feira: um homem de 90 anos e uma mulher de 72 anos. 

Também no Norte do estado, Cocal (mulher, 59 anos) e Buriti dos Lopes (homem, 60 anos), agora têm três mortes por covid-19 cada um. 

Palmeirais (mulher, 65 anos) e Manoel Emídio (mulher, 37 anos), tiveram novos registros. Cada município agora têm dois óbitos.  

Com a primeira vítima de Campo Grande do Piauí (homem, 58 anos), são 69 municípios que tiveram vidas perdidas na pandemia. 

A Sesapi contabiliza óbitos de pacientes ocorridos no dia e testes de falecidos em datas anteriores. Apesar da imprecisão, a estatística revela crescimento de óbitos quando analisado um cenário maior. Nos últimos sete dias, por exemplo, foram 128 mortes confirmadas, quase um terço do total. 

 

Casos confirmados
Alegrete, Assunção e Murici dos Portelas registraram seus primeiros casos. No Piauí, 184 dos 224 municípios têm ou tiveram pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 

O total de 524 testes positivos em um único dia é a segunda maior marca desde o início da pandemia - o recorde é do dia 4 de junho, quando foram registrados 653. 

Entre os novos infectados estão um bebê de cinco meses e uma pessoa de 91 anos. 

Novos dados
A Sesapi fez alterações no painel de dados, que agora conta com a estimativa de recuperados e o total de testes realizados, entre os testes rápidos e os exames de contraprova feitos no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI). As informações foram inseridas no gráfico do Cidadeverde.com. 

Situação hospitalar
O número de internações estacionou em relação ao domingo - 668 leitos dedicados ao tratamento de covid-19 estão ocupados. As 13 altas médicas (709 no total acumulado) igualaram o número de novos pacientes. 

São 422 internados em leitos clínicos, 233 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 13 em estabilização. 

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais