Cidadeverde.com

Covid-19: Infraero anuncia medidas de proteção no Aeroporto de Teresina

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

A Infraero divulgou durante a semana, as medidas a serem reforçadas na prevenção ao novo coronavírus no Aeroporto de Teresina quando houver o aumento do fluxo de passageiros e funcionários.  Dentre as medidas está o uso da máscara no aeroporto e durante a viagem no avião. 

De acordo com a empresa, "as ações incluem a instalação de adesivos de sinalização e orientação por todo o caminho que o viajante faz para o embarque e desembarque de um voo; além de avisos em áudio e vídeo nos sistemas de som e painéis de voos, e cartazes pelos terminais". 

"O foco dos alertas é no uso de máscaras durante a permanência no aeroporto e na viagem; distanciamento entre os frequentadores dos terminais e higienização das mãos", diz a nota. A estrutura do aeroporto se ajustou às medidas sanitárias determinadas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

No Aeroporto de Teresina (PI), "além das telas informativas e dos avisos sonoros, os passageiros encontrarão adesivos instrutivos momento do check-in, embarque, desembarque, nas áreas de raio-x, nas esteiras de retirada de bagagens; ao usar escadas, elevadores e longarinas; ou mesmo na entrada em estabelecimentos comerciais e praça de alimentação", acrescenta a Infraero. 

"As marcações alertam para a necessidade de manter o distanciamento de 2 metros entre pessoas e as formas de prevenção do vírus. Nos elevadores, por exemplo, os comunicados também pedem a ocupação máxima de duas pessoas e, nos banheiros, instruem como lavar bem as mãos. Além disso, os check-ins agora contam com proteção acrílica para a proteção de passageiros e atendentes das companhias aéreas". 

Inicialmente, essas medidas serão aplicadas nos 15 aeroportos de capitais e fronteiras (Manaus, Belém, Macapá, São Luís, Boa Vista, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Campo Grande, Palmas, Rio Branco, Foz do Iguaçu,  Porto Velho e Teresina).

A campanha de prevenção está nomeada de: “Cuide ainda + de você e dos outros". De acordo com a Infraero, o  "objetivo da campanha é preparar os terminais para o aumento da circulação de pessoas garantindo a segurança de todos".  

“Intensificamos a limpeza de áreas comuns do aeroporto e ampliamos a oferta de itens de higiene, como sabão, papel toalha e álcool em gel em todo o terminal”, explica o superintendente do Aeroporto de Teresina,  Raphael Gaeski. “É importante também que os passageiros sigam todas as recomendações, respeitem a sinalização e usem máscaras”, acrescenta.  

Entre as medidas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão: 

  •  Estímulo ao uso de canais digitais para realização de check-in (aplicativos das empresas aéreas ou web-check-in);
  •  Orientação de se evitar o manuseio de cartões de embarque impressos;
  •  Recomendação de, se possível, usar cartões de crédito ou smartphone para pagamento de compras em lojas, restaurantes, lanchonete e serviços no aeroporto;
  •  Uso de máscara por passageiros e pessoas em circulação nas áreas públicas do aeroporto, bem como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) por empregados da Infraero ou outras pessoas que trabalhem nos aeroportos da empresa;
  •  Divulgação de instruções de higiene, proteção e distanciamento social em sistema de som, painéis informativos de voos, cartazes e cavaletes distribuídos nas áreas de embarque e desembarque de passageiros e áreas operacionais e administrativas dos aeroportos; bem como banheiros, estacionamento e área de espera dos transportes públicos; além de conteúdos site, redes sociais e demais meios aplicáveis à Rede Infraero para prevenir e combater o Covid-19;
  •  Monitoramento frequente da disponibilidade de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha em todos os seus aeroportos, além de reforçar a limpeza e desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, ônibus de embarque e desembarque e demais espaços de uso comum;
  •  Distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas no aeroporto – com sinalização por meio de adesivos de mesa, piso e assentos, especialmente em locais como check-in, canais de inspeção, portões e pontes de embarque, esteiras de bagagem, áreas de alimentação, entre outros locais com fluxo de passageiros;
  • Orientação de evitar aglomerações em lojas, restaurantes e lanchonetes;
  •  Organização, junto com as empresas aéreas, de maior espaçamento entre os passageiros nos embarques e desembarques de passageiros, seja em fingers ou procedimento remoto (ônibus ou a pé).

Vale destacar também que, desde o início da pandemia, o terminal piauiense e os demais aeroportos da Rede Infraero seguem operando, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário, e a oferta de voos está de acordo com a malha aérea definida pelas empresas aéreas e Anac. Ao passageiro, a orientação é de antes de se deslocar ao aeroporto, verificar diretamente com a companhia aérea se a programação do voo está mantida ou foi alterada.
  
Remarcação ou cancelamentos de voos

A Infraero esclarece que informações sobre remarcações e cancelamentos de voos: "a orientação é que o passageiro faça contato direto com as empresas aéreas, que passaram a adotar uma nova malha aérea, divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil no final de março. Em caso de dúvida sobre os principais Direitos e Deveres dos passageiros, consulte o Guia do Passageiro. As companhias aéreas é que estabelecem o fluxo de cancelamentos e alterações na malha, não cabendo à Infraero essa gestão".

Outras orientações sobre o transporte aéreo também estão disponíveis no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Carlienne Carpaso (com informações da Infraero)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais