Cidadeverde.com

Em reunião com Câmara Federal, governador defende plano nacional de retomada econômica

Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

O governador Wellington Dias (PT) defendeu ontem (17), durante reunião da comissão externa da Câmara dos Deputados, uma estratégia nacional para a retomada econômica durante a pandemia de Covid-19 no país. Para ele, “não é razoável” que cada estado elabore seu plano.

Dias afirmou que vai conversar com outros governadores na tentativa de buscar apoio ao projeto de lei do deputado Alexandre Padilha (PT-SP) que institui essas diretrizes nacionais (PL 2430/20) para o retorno gradual das atividades sociais e econômicas no contexto da pandemia.

“É muito importante o projeto, porque o que acontece em outros estados reflete no Piauí, por exemplo”, disse o governador.

Wellington Dias explicou aos parlamentares que o plano estadual de retomada foi feito com diferentes setores da sociedade. Para o governador, foi um erro estratégico a orientação dada aos brasileiros no início da pandemia de só procurar os serviços de saúde em estado grave.

Na reunião, Padilha apresentou o projeto de sua autoria, o qual, segundo ele, inspira-se em experiências internacionais. “O espírito é garantir que a abertura não gere insegurança à vida. Uma das coisas mais importantes para a atividade econômica funcionar é a segurança e a previsibilidade”, disse.

O deputado explicou que a proposta trabalha com o conceito de regiões de saúde (de alta transmissão, em alerta, em contingência ou em observação), levando em conta a diversidade de realidades no País, inclusive dentro dos próprios estados. As medidas para o retorno das atividades serão tomadas de acordo com a realidade da região,.

Flash Yala Sena (Com informações da Agência Câmara)
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais