Cidadeverde.com

HGV está com 100% dos leitos de UTIs Covid ocupados e testa acompanhantes de pacientes

O diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), médico Gilberto Albuquerque, afirmou nesta terça-feira (23) que todos os 43 leitos de UTI destinados aos pacientes com Covid-19 estão 100% ocupados; já os de enfermaria chega a 92% de ocupação.  O diretor disse ainda que o HGV está testando para o novo coronavírus todos os acompanhantes de pacientes. Sobre os servidores, Albuquerque destacou que 83 funcionários já se infeccionaram; afastados hoje são 26.  

"Nós estamos em uma fase mais avançada do protocolo: começamos fazer o teste dos servidores sintomáticos, depois evoluímos para todos os servidores, depois para pacientes sintomáticos, e após para todo e qualquer pacientes.   Agora, nós estamos retestando os servidores com a rotina semanal e fazendo o teste em todos os acompanhantes". 

O diretor cita que pacientes de outras unidades de saúde que precisam se internar no HGV testaram positivo para a Covid-19. "Nós já identificamos vários acompanhantes que também positivam no exame. (O teste) garante que a gente proteja outros pacientes, inclusive nossos servidores". 

Sobre os servidores, o diretor disse que é um clico: enquanto uns saem com suspeito ou para tratamento, outros já estão retornando para as atividades no HGV. "Uns positivos se afastam, outros terminam a quarentena e voltam".  Todos são acompanhados em casa, nenhum internado. 

Albuquerque ressalta que o hospital passa por algumas modificações. "Até o final de semana nós deveremos acrescentar mais 10 leitos de UTI, e provavelmente 20 leitos clínicos". 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais