Cidadeverde.com

Ceir prepara estrutura e plano de retorno gradual de serviços

Foto: Ceir/Ascom

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) está concluindo um protocolo, chamado de Protocolo Ceir, para o retorno gradual dos serviços e demais atividades da instituição. Ainda não há data definida para o retorno integral, porém uma série de adaptações na estrutura do centro já está sendo feita no sentido de cumprir com todas as medidas sanitárias e de higiene estabelecidas pelos órgãos de saúde.

Foram instaladas barreiras físicas de acrílico nas recepções; aquisição de termômetros com infravermelho; distanciamento entre as cadeiras; instalação de dispensadores de álcool em gel e tapetes sanitizantes, além de materiais informativos com orientações para uso de máscaras e higienização.

A Oficina Ortopédica do Ceir também está produzindo máscaras faciais, modelo face shield, e aventais para os colaboradores, que também receberão todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) e farão testes rápidos da Covid-19, assim que forem retornando. Os testes foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

O superintendente administrativo-financeiro do Ceir, Walter Oliveira, destaca, ainda, mais ações que estão sendo tomadas para o retorno gradual dos serviços. “A ideia inicial é que o Ceir possa retornar aos trabalhos com 20% ou 30% de sua capacidade. Todos os funcionários que voltarão aos seus postos serão devidamente informados, assim como os pacientes que tinham atendimentos agendados anteriormente. Nossos colaboradores também serão devidamente treinados para essa nova realidade de atendimento. Mas reiteramos que o retorno das atividades só será efetivado com a autorização do Governo do Estado, Prefeitura de Teresina e seguindo as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, conclui Oliveira.

O Centro de Diagnósticos do Ceir já está realizando exames de encaminhamentos feitos pela Fundação Municipal de Saúde. A Oficina Ortopédica, que já entregou cerca de mil equipamentos como órteses e próteses; palmilhas, sapatos e botas; colete, colar cervical, dentre outros, deve intensificar os serviços nos próximos dias para diminuir ainda mais a fila de pedidos. O serviço é considerado essencial dentro dos decretos do Governo do Estado do Piauí e da Prefeitura de Teresina.

Os atendimentos para terapias, como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, musicoterapia, natação, entre outras, continuam suspensos, aguardando autorização para serem retomados.  “Estamos nos preparando para atender nesse novo normal, com as adaptações e adequações que o momento exige”, finaliza Walter Oliveira.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais