Cidadeverde.com

"Não podemos voltar com carga máxima de trabalho", diz secretário de Finanças

Imprimir

Foto: Ascom

O secretário municipal de Finanças, Francisco Canindé, afirmou que a retomada das atividades econômicas com limitação de dias e horários busca avançar na economia evitando aglomerações de pessoas, como medida preventiva de combate ao novo coronavírus, devido a pandemia da Covid-19. Cerca de 11 mil trabalhadores devem retornar às atividades a partir  do dia 06 de julho. Os setores não essenciais estão fechados desde março. 

Ontem (3), o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), assinou decreto com os protocolos para a retomada das atividades na próxima semana. 

O decreto prevê a abertura das empresas por quatro dias da semana com seis horas de trabalho. "Nós estamos retornando, mas não podemos voltar com a carga máxima de trabalho.  Aos poucos a gente vai retomando", diz o secretário, acrescentando que essa medida é necessária para que, diferente de outras cidade, não seja preciso Teresina dar "passos para traz" após a flexibilização. 

Francisco Canindé ressalta que a flexibilização irá ocorrer a partir do mês de julho, mas a Prefeitura de Teresina continuará acompanhando os índices epidemiológicos, as taxas de ocupações dos leitos clínicos e das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além da taxa de transmissão do vírus. 

Protocolos de reabertura 

"O nosso comportamento, o comportamento do vírus e a ocupação das UTIs serão preponderantes para as próximas etapas. Acredito que possamos dar continuidade  a cada semana (na flexibilização), incluindo novos setores.  Importante realçar que, além de todos esses critérios estabelecidos, as empresas que vão abrir  têm que cumprir os protocolos sanitários", diz o secretário.

Canindé destaca, por exemplo, que as empresas devem proporcionar a higienização no local de trabalho, como o uso da máscara e do álcool em gel. "Além disso, o decreto de Teresina estabelece que as empresas acima de 40 funcionários terá que testar aqueles com mais de 60 anos e os que tenham comorbidades. Então, seguindo tudo isso, estaremos garantindo uma volta segura e avançando na retomada da nossa economia".

Sobre o novo funcionamento da atividades, o secretário diz que o decreto estabelece que as empresas deverão funcionar quatro dias da semana por seis horas ao dia. "A ideia é que sejam seis horas corridas para diminuir o fluxo de pessoas. A construção civil colocou algumas situações específicas, que estão sendo analisados". 

"Alguns setores dentro da realidade dele pode negociar quais seriam os dias melhores. Se de segunda a quinta, de terça a sexta. A princípio seria de segunda a quinta porque pela experiência o final de semana é o melhor momento para a gente fazer o isolamento. A gente ouve as ponderações de cada setor que conhece melhor a sua realidade". 

Ainda não há data definida para a reabertura de igrejas, bares e restaurantes. O secretário reforça que neste primeiro momento a Prefeitura de Teresina irá orientar os empresários e funcionários sobre a retomada das atividades. Equipes irão visitar as empresas para identificar se estão ou não cumprindo com o protocolo sanitário. A fiscalização poderá multar quem descumprir as medidas. 

"Estamos trabalhando com os setores horários específicos para não abrirem no mesmo horário para ter um cuidado maior com a questão do transporte público, para não aglomerar tanto. Por exemplo: a venda de automóveis sugeriram abrir às 9h e ir até às 15h. Assim nós vamos verificando setor por setor".

As escalas de trabalho a serem cumpridas pelas empresas, segundo o secretário, é, na verdade, uma recomendação: evitar o trabalho presencial de pessoas acima de 60 anos e/ou com comorbidades. 

"A gente confia no bom senso e no compromisso dos empresários, a maioria tem mostrado isso até agora. Se nós chegamos aonde chegamos em um patamar confortável em relação a outras capitais foi porque tivemos a participação da sociedade como um todo".

Datas de Reabertura 

De acordo com a Prefeitura de Teresina,  a reabertura das atividades econômicas, que está marcada para o próximo dia 6 de julho, vai começar pelos setores da indústria, da construção civil, da agropecuária, pesca, agricultura e algumas atividades técnicas. Continua suspenso o funcionamento de escolas, bares, restaurantes, shoppings e de todos aqueles setores que geram aglomerações ou não citados no decreto.

A Prefeitra destaca que "as fases seguintes de retomada das atividades econômicas estão previstas para os dias 20 de julho, 03 de agosto e 17 de agosto. A Prefeitura vai informar os setores que estarão autorizados a reabrir em cada uma das etapas, levando em consideração um estudo sobre as características da economia local feito pela equipe da Agenda 2030, da Secretaria Municipal de Planejamento, e pela Universidade Federal do Piauí".

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais