Cidadeverde.com

Deputado Assis Carvalho morre aos 59 anos após sofrer infarto em Oeiras

Imprimir

 Antes de seguir para a funerária, familiares velaram o corpo no sítio do deputado

Ampliada às 8h03, desta segunda-feira (06)

O velório do deputado federal Assis Carvallho (PT-PI) será aberto ao público em uma cerimônia rápida na funerária Vida Nova, no centro de Oeiras. A cerimônia deve começar por volta de 8h30, mas algumas pessoas já aguardam do lado de fora da funerária para dar o último adeus ao político. 

Devido à pandemia da Covid-19,  um cordão de isolamento vai restrigir a aproximação do público. Na funerária foi preparada também uma área reservada para familiares e autoridades. 

Foto: Samuel Valentim

O parlamentar tinha 59 anos e enfrentava há alguns anos problemas no coração. Ele sofreu cinco paradas cardíacas e veio a óbito na tarde desse domingo (05). 

 

Foto: Roberta Aline

Atualizada às 20h

O deputado federal e presidente estadual do PT, Assis Carvalho, morreu na tarde deste domingo (5) após sofrer um infarto e ser internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras. O parlamentar tinha 59 anos e enfrentava problemas cardíacos. 

Segundo apurou o Cidadeverde.com, o parlamentar sofreu cinco paradas cardíacas desde às 15h, quando passou mal. 

O deputado estava em seu sítio quando passou mal e teve de ser levado para a unidade de pronto atendimento. A esposa de Assis Carvalho acompanha o deputado.

Em 2012, o parlamentar federal teve um princípio de infarto e em 2019 também teve complicações no coração. Assis Carvalho tem problemas cardíacos e já passou por procedimentos cirúrgicos.

De acordo com a direção do Hospital Regional Deolindo Couto (URDC), a equipe de socorristas ainda tentou estabilizar o deputado para ser transferido para Teresina via SAMU aéreo.

A morte do deputado federal comove a cidade e moradores já começam a se reunir em frente à unidade de saúde.

Assis Carvalho iniciou suas atividades no movimento sindical. No Sindicato dos Bancários ao lado do atual governador Wellington Dias (PT) e Regina Sousa, vice-governadora, atuaram em defesa dos direitos dos trabalhadores dos bancos.

No governo Wellington Dias, Assis foi diretor do Detran, presidente da Agespisa e Secretário Estadual de Saúde. Em 2006 foi eleito deputado estadual pelo PT e em 2010 conseguiu chegar a Câmara Federal. Ele estava no terceiro mandato de deputado federal. Foi presidente do PT e conseguiu se reeleger. Assis é amigo pessoal do governador e um militante histórico do PT.


Velório no sítio

O corpo do deputado Assis Carvalho está sendo velado de forma restrita apenas pelos familiares em seu sítio, que fica a 4km de Oeiras, devido a pandemia do novo coronavírus.

Nesta segunda - às 8h - o corpo irá para a funerária no Centro para despedidas também de familiares. Logo em seguida será sepultado em Oeiras.

Nota da UFPI

Administração Superior da Universidade Federal do Piauí lamenta o falecimento do Deputado Federal Assis Carvalho (PT).
A UFPI é grata por todas as vezes em que solicitou, e recebeu, de Assis Carvalho, emendas aplicadas na instituição e pelo sua luta em defesa de uma universidade pública gratuita e de qualidade, na Frente Parlamentar Mista pela Educação.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, ratificando nosso voto de pesar pela grande perda e nossos agradecimentos à dedicação e trabalho prestados ao Piauí.


Prefeito de Teresina, Firmino Filho, lamentou a morte de Assis Carvalho e decretou luto de três dias na cidade. 

 

 

  

O governo do Estado também decretou luto de três dias e divulgou nota de pesar: 

O Governo do Estado do Piauí manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado federal Francisco de Assis Carvalho Gonçalves, ocorrido na tarde deste domingo (5).

Assis Carvalho foi também deputado estadual, presidente da Agespisa, diretor geral do Detran e secretário de Estado da Saúde. Atuante no movimento sindicalista, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e era uma das principais lideranças da legenda no Piauí e atual presidente do diretório estadual.

Neste momento de dor, em nome dos piauienses, o governador Wellington Dias se solidariza com os familiares e amigos de Assis Carvalho e decreta luto oficial de três dias.

 

Pêsames da Assembleia Legislativa do Piauí: 


A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputados e servidores, lamentam, com profundo pesar, o falecimento do deputado federal e ex-deputado estadual Assis Carvalho, ocorrido na tarde deste domingo (5), em Oeiras, sua terra natal.

Veja na íntegra aqui


Governador Wellington Dias relembrou lutas com Assis Carvalho e disse que sua morte é "um golpe duro".  Leia aqui

 

Valmir Macedo, Yala Sena e Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais