Cidadeverde.com

Semec traçará perfil da saúde da família do aluno para definir retorno das aulas

Imprimir

 

Antes de retomar as aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) aplica um questionário para ouvir dos pais dos alunos da rede municipal de ensino sobre como está a saúde da família, além de saber a intenção dos pais quanto ao retorno do filho ambiente escolar. Os profissionais da rede de ensino também serão ouvidos no questionário, que está disponível nas plataformas digitais e em versão impressa nas escolas.  Cerca de 70 mil famílias devem ser ouvidas. Desse total, 30% já deram retorno a Semec, mas ainda é prematuro um posicionamento. 

"Queremos entender como está a família do aluno, se o vírus já chegou até a família do aluno, se o aluno já foi acometido pelo vírus, para que a gente possa entender qual será o dinamismo de retomada: se nós vamos voltar de forma gradual, qual a quantidade de alunos por sala de aula", comenta a secretaria municipal de Educação, Kátia Dantas. 

O formulário com perguntas já está disponível nas plataformas digitais de comunicação da SEMEC com os pais, incluindo grupos de Whatsapp das escolas. Kátia Dantas ressalta que as aulas presenciais só serão retomadas  quando houver segurança para todos.  A gestora pede que todos os pais respondam o questionário. 

"É importante, neste momento, que os pais procurem a escola, verifiquem o grupo do Whatsapp, a plataforma da escola, vejam se já recebeu o formulário. Se não tiver recebido, entre imediatamente em contato com a escola porque nós precisamos de todas essas informações para as medidas e planejamentos". 

O formulário também está sendo disponibilizado impresso. "A família que tiver qualquer dificuldade em receber isso de forma online pode procurar a escola e preencher ou na (plataforma) da escola ou levar (impresso) pra casa".

Até o momento, a  Semec não possui uma data definida para o retorno das aulas presenciais, que estão suspensas desde o mês de abril. Aulas remotas são realizadas pelos professores para atender o ano escolar.  A previsão é retornar as aulas presenciais em setembro. 

Um comitê foi criado pela Semec com apoio do Conselho Municipal de Educação e Fundação Municipal de Saúde para definir o protocolo de retomada das aulas. 

O público-alvo inicial da pesquisa são os alunos, famílias e funcionários do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. Posteriormente, o questionário será aplicado ao integrantes do Ensino Infantil. 

"Uma das nossas primeiras atitudes nesse momento foi elaborar um questionário disponibilizado para todas as famílias, para que elas possam colocar a situação da saúde do aluno e da intenção do retorno do aluno. Essa formulário também é importantíssimo para várias ações que a secretaria precisa tomar. Tudo isso está sendo feito respeitando as regras do Comitê Central da Prefeitura, atendendo as regras da vigilância sanitária", diz. 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais