Cidadeverde.com

Cálcio: conheça os benefícios desse mineral para a saúde

Imprimir

Quando se fala em cálcio, logo relacionamos com os ossos. Mas esse mineral tem diversas funções no organismo. Por isso, é necessário consumi-lo corretamente, desde a infância até a terceira idade De acordo com nutricionistas, o cálcio está presente em algumas atividades, como o controle da pressão arterial.

Estudo realizado nos Estados Unidos destacou os benefícios desse mineral. A pesquisa demonstrou na época que a suplementação diária com o mineral reduzia em até 54% ânsias, dores, irritabilidade e retenção de água no organismo. Além disso, o cálcio se ajudou a prevenir insônia e depressão. Outro estudo sugere que o cálcio ajuda a diminuir os níveis de colesterol.

Aliás, esse mineral tem papel importante no combate à osteoporose. Quando consumido corretamente, evita o enfraquecimento dos ossos que ocorre exatamente pela redução da quantidade de cálcio.

Adultos

O cálcio se faz presente no leite e seus derivados. Por isso, é comum falar que crianças precisam tomar leite para ajudar na fase de crescimento. Pessoas da terceira idade também conhecer essa máxima. Entretanto, o mineral também é encontrado em outros alimentos, como: agrião, brócolis, aveia e ovo.

Por ser tão importante ao organismo, é necessário consumir cálcio em quantidades satisfatórias durante toda a vida. Exames podem ajudar a identificar a necessidade de suplementação. Por isso, procure um médico especializado. Lembre-se também que um nutricionista pode ajudá-lo a construir um cardápio equilibrado.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais