Cidadeverde.com
Economia

Nova gasolina chegará aos postos do Piauí até dezembro, diz sindicato

Imprimir

Nos primeiros meses da pandemia da Covid-19, o consumidor conseguiu abastecer o veículo com o litro de gasolina por até quatro reais em Teresina. Mas, desde a semana passada, o reajuste na bomba pegou muitos de surpresa e a tendência é do preço aumentar ainda mais com a chegada da nova gasolina. No Piauí, o consumidor final deverá ter acesso ao novo produto no mês de novembro. 

De acordo com a  Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os produtores de combustíveis são obrigados, a partir desta segunda-feira (3), a oferecer  a "nova gasolina automotiva", que seria de melhor qualidade, sendo menos nociva aos motores e ao meio ambiente. No entanto, há o período de adaptação.

O coordenador executivo do Sindicato dos Postos Revendedores de Combustíveis do Piauí, Anorcil Andrade, relata que ainda não há uma previsão do quanto a nova gasolina irá custar ao consumidor final. As distribuidoras terão 60 dias para se adequar ao fornecimento do novo produto, a partir desta segunda-feira (03). Para os postos revendedores esse prazo de adaptação é maior, será de 90 dias. 

A nova gasolina, além de garante uma qualidade melhor da sustância no mercado, promete dificultar as adulterações do produto possibilitando o melhor desempenho do veículo. 

"Nós teremos uma gasolina de melhor qualidade, que vai melhorar o consumo do veículo, ou seja, o carro vai ficar mais econômico, vai ganhar mais rendimento, rodar mais com menos combustível. Com isso, você gera a possibilidade da redução de poluentes. Está se inserindo novos componentes técnicos que vai gerar maiores gastos em termos de produção. Automaticamente, isso gera um custo maior na conta". 

Não há dados oficiais do quanto essa nova gasolina irá gerar na redução do consumo pelo veículo, mas que deverá ficar na cada dos 5% em comparação ao produto anteriormente fornecido. 

Antes, nos primeiros meses da pandemia, os consumidores chegaram a abastecer com o litro da gasolina a R$ 3,98, hoje esse valor está na média de R$ 4,49. 


Foto do dia 29 de julho de 2020 (Foto: Portal Cidade Verde)

 

Carlienne Carpaso
[email protected]    

Imprimir