Cidadeverde.com

Com mais de 105 mil óbitos, País contabiliza média diária de 989 mortes por covid

Imprimir

Foto: JORGE HELY/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Nos últimos sete dias, a média móvel de novos óbitos foi de 989 a cada 24 horas pelo novo coronavírus. O País registrou nesta quinta-feira, 13, 1.301 mortes e 59.147 novas infecções de coronavírus, segundo dados do levantamento realizado pelo Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL com as secretarias estaduais de Saúde.

O balanço mais recente do Ministério da Saúde mostra ainda que 2 356.640 pessoas já se recuperaram do coronavírus em todo o País. No total, 105.564 vidas já foram perdidas por causa da covid-19

Desde o final de maio, a média móvel de sete dias se aproximou de mil mortes a cada 24 horas. Desde então, ou seja, há doze semanas, os números têm se mantidos próximos a esse patamar.

Sobre os infectados, já são 3.229.621 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 59.147 desses confirmados no último dia. A média móvel de casos foi de 44.580 por dia, registrados nas últimas duas semanas.

O Brasil é o segundo país com mais casos de covid-19 no mundo. Só perde para os Estados Unidos, que somam 5.242.184 contaminações confirmadas, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

Consórcio de veículos de imprensa

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia. E se manteve mesmo após a manutenção dos registros governamentais.

O Ministério da Saúde informou, no início da noite desta quinta-feira, que o Brasil contabilizou 1.262 óbitos e mais 60 091 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Com isso, segundo a Pasta, no total o País tem 105.463 mortes e 3.224.876 casos confirmados pelo coronavírus. O número é diferente do compilado pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

 

Por Sandy Oliveira
Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais