Cidadeverde.com

Bares e restaurantes reabrem nesta segunda e funcionamento será de 8 horas diárias

Imprimir

Foto: Roberta Aline

A partir desta segunda-feira (17) bares, restaurantes, lanchonetes, cafés e similares estão autorizados a reabrir para o público em Teresina.  A prefeitura publicou decreto com o protocolo que terá de ser obedecido  pelos empresários  dos setor.

Os bares e restaurantes poderão funcionar todos os dias da semana durante oito horas diárias. O horário de funcionamento não pode ultrapassar meia-noite.  Nesta segunda-feira as  praças de alimentação do shoppings centers também estão autorizadas a atender o público. 

"Poderão funcionar de segunda a sexta, 8 horas por dia, podendo estas horas serem fracionadas almoço e jantar, não  podendo ultrapassar de meia noite e todo estabelecimento deve afixar seu horário  em local externo e visível .Nos shoppings ficou horário  corrido de 8 horas ( de 12 às 20 horas) de segunda a sexta", explica a gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Jeanyne Seba.

A Vigilância Sanitária vai fiscalizar o cumprimento do protocolo e quem não cumprir as regras será multado. Entre as medidas estabelecidas para evitar o disseminação do novo coronavírus entre clientes e funcionários, estão a disponibilização de um depósito de álcool gel a 70% em cada mesa,  marcações  em pontos estratégicos para manter o distanciamento de 2 metros entre as mesas e disponibilizar pia/lavatório com água e sabão na entrada dos estabelecimentos. Os cardápios serão digitais ou descartáveis. 

Nos restaurantes de autosserviço (self service com comida no quilo, self service em rodízio e preço único), os proprietários têm duas opções: disponibilizar trabalhadores para servir os pratos dos clientes ou disponibilizar par de luvas descartáveis plásticas a ser usado pelo cliente após lavar as mãos com água e sabonete líquido e/ou higienizar com álcool a 70%.  Termômetro também será usado para aferir a temperatura de quem entrar nos estabelecimentos. 

Os clientes também precisam cumprir as regras estabelecidas no protocolo. A primeira delas é a de higienizar as mãos antes de entrar, se direcionar à sua mesa e só então retirar sua máscara, que deve ser guardada e nunca deixada sobre a mesa. Caso tenha que se deslocar dentro do estabelecimento, a máscara deve ser recolocada.  

"Além disso, mesas separadas não devem ser unidas umas com as outras pelos clientes, porque isso configura descumprimento do protocolo. Pedimos à população que obedeça as regras, pois elas foram elaboradas visando uma retomada segura dos serviços”, explica a gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Jeanyne Seba.

Bares e restaurantes estão incluídos na Etapa 2 da Fase 3 de retomada das atividades econômicas e sociais de Teresina. 

Otimismo

Após cinco meses sem abrir as portas para o público, os proprietários de bares e restaurantes estão otimistas com a retomada econômica.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Piauí (Abrasel-PI), Eduardo Rufino, garante que os estabelecimentos seguirão o protocolo da prefeitura de Teresina.

"A nossa expectativa é que tudo ocorra bem. Que nossa volta ao novo normal seja tranquila, todos empresários e clientes colaborando e cumprindo todas as regras necessárias e, exigidas pelo poder público. Que nossa economia se recupere o mais breve possível.  Sabemos que não será fácil, mas todo empreendedor é muito trabalhador e  não desiste quase nunca. Vamos ter fé que vai dar tudo certo", disse ao Cidadeverde.com.

Segundo a Abrasel, entre 25% a 35% dos estabelecimentos do setor de bares e alimentação declararam falência por causa da pandemia de Covid-19 em Teresina. 

Veja aqui o decreto

Turismo

O governo do Estado também divulgou os protocolos relativos aos serviços de alimentação, bebidas em geral e de Turismo no Piauí.

O decreto autoriza o consumo presencial em estabelecimentos que comercializam alimentos a partir desta segunda-feira, 17. Poderão funcionar ainda hotéis e similares, além de organização de eventos e turismo (exceto esportivos e culturais).

Segundo o governo, vão permanecer suspensos os serviços de alimentação e consumo presencial em parques, zoológico, praias, bibliotecas e cachoeiras assim como os serviços de turismo nessas localidades. Os serviços de turismo também não foram liberados para regiões que são consideradas com alto risco epidemiológico como regiões dos Cocais, Vale de Rios Piauí e Itaueiras, Taboleiros do Alto Parnaíba, Vale do Rio Guaribas, Chapada das Mangabeiras, que compreende as cidades polos de Piripiri, Floriano, Picos e Bom Jesus. As atividades econômicas nas regiões citadas devem seguir o cronograma de reabertura gradual previsto para 8 de setembro de 2020.

Veja aqui o decreto com os protocolos

 

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais