Cidadeverde.com

Colonoscopia: exame é fundamental para combater o câncer

Imprimir

Foto: Governo de Alagoas

Segundo mais comum no Brasil de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer colorretal tem cura. Para isso, é necessário identificar e combater o problema nas fases iniciais. Por isso, a colonoscopia é importante, já que consegue salvar vidas.

Entretanto, alguns ainda evitam se submeter ao exame de rotina por preconceito. Isso porque ele é realizado por via retal. Médicos afirmam, porém, que o procedimento é simples, rápido e indolor. Anestesiado, o paciente dorme por cerca de 15 minutos.

Com o exame, é possível encontrar as verrugas ou pólipos precocemente. Com isso, eles são removidos, evitando assim que evoluam para um câncer. Aliás, mesmo em fases iniciais, a enfermidade possui cura. 

Obrigatório

De acordo com especialistas, 30% dos exames realizados em pessoas acima dos 50 anos apresentam pólipos de possíveis cânceres. Por isso, a partir dessa idade o exame é recomendado. Essa indicação serve tanto para homens quanto para mulheres.

Antes, é possível realizar um exame para verificar a existência de sangue oculto nas fezes. EM caso de resultado positivo, a colonoscopia é indicada.

É importante lembrar que lesões de cólon são indolores. Por isso, o exame é fundamental para identificar o problema na fase ainda inicial. Uma lesão no colo direito, perto do apêndice, geralmente provoca anemia. Isso ocorre porque o paciente perde sangue aos poucos.

 

Fonte: Estadadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais