Cidadeverde.com

Estado cumprirá liminar da reforma do Hospital de São Raimundo Nonato

Após decisão liminar obtida por meio de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Piauí, o Estado cumprirá as medidas para reforma e ampliação do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, no município de São Raimundo Nonato.

A Secretaria de Estado de Saúde já apresentou projeto básico das obras e serviços de engenharia para início da reforma. Entre as melhorias, serão acrescentadas duas novas enfermarias pediátricas, posto de enfermagem e serviços; o ambulatório contará com sala de mamografia, dois consultórios médicos, sala de coleta e laboratório onde funcionará o apoio administrativo, com aumento de atividades. No atual apoio logístico funcionarão dois ambientes: centro de material esterilizado, contendo recepção, descontaminação, higienização de materiais (roupas, utensílios), recepção de roupas limpas e esterilizadas; e local para guarda de materiais.

O pedido do MPPI foi devido às irregularidades constatadas pelo Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), que reportou a ausência de profissionais de especialidades básicas e de Unidade de Terapia Intensiva; enfermarias com infiltrações, mofo, sem ventilação, com foco de mosquitos e larvas ao lado da enfermaria de pós-parto; e inúmeros problemas nas estruturas físicas do prédio, como infiltrações nas paredes, salas sem ar-condicionado, equipamentos quebrados, banheiros inadequados e ausência de equipamentos de higiene.

O Hospital Regional de São Raimundo Nonato é um dos maiores do sudoeste do Piauí. Fundado no ano de 1970, possui atividades ambulatoriais e de urgência, atendendo a cerca de vinte municípios piauienses e a alguns municípios baianos. Seus atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); a média é de 300 mil atendimentos por ano.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais