Cidadeverde.com

Prefeitura limita quantidade de passageiros e aumenta frota de ônibus contra aglomerações

Imprimir

A Prefeitura de Teresina vai limitar o número de passageiros no transporte público e ampliar a frota de ônibus na cidade como forma de prevenção à Covid-19. A determinação consta em decreto de número 20.027 assinado nesta quinta-feira (20) pelo prefeito Firmino Filho, considerando que a aglomeração de pessoas que precisam fazer o uso do transporte  coletivo representa grande risco de contaminação pelo novo coronavírus.

“Mesmo ampliando a frota em circulação, após a reabertura das atividades econômicas, verificamos que houve um aumento no número de pessoas circulando no transporte público. Para evitar o excesso de lotação por veículo, estamos adotando novas medidas que irão reduzir os riscos de disseminação do vírus”, destacou o prefeito Firmino Filho.

De acordo com o decreto, os ônibus só poderão circular com o quantitativo de passageiros sentados. Não será admitido, em nenhuma hipótese, o transporte de passageiros em pé. O controle do número de passageiros será feito pelo motorista e cobrador.

“A partir desta sexta-feira, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) irá informar as empresas sobre as novas medidas para que seja feita a adequação da frota”, informou o superintendente Weldon Bandeira.

O decreto estabelece ainda que as empresas que operam o sistema de transporte público  devem aumentar a frota de veículos de circulação diária para atender a demanda de transporte dos passageiros.

A fiscalização do cumprimento do decreto será feita pela Guarda Civil Municipal e pelos fiscais de transporte da Strans, que serão responsáveis pela aplicação de eventuais multas previstas na lei que regulamenta Sistema de Transporte Público Coletivo Municipal.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais