Cidadeverde.com

Ônibus vão circular com apenas 40 passageiros e terminais continuam fechados

Imprimir

 

Com o decreto que estabelece a limitação de passageiros no transporte público da capital, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) já deu início ao processo de estudo para elaborar um novo quadro de horários de circulação dos veículos. A tendência é que a partir da próxima segunda-feira(24) haja um aumento da quantidade de veículos ofertada durante os horários pico. 

Com a nova regra, os ônibus só poderão circular com o quantitativo de passageiros sentados. Não será admitido, em nenhuma hipótese, o transporte de passageiros em pé. 

De acordo com o gerente de planejamento da Strans, Denilson Guerra, cada viagem deverá contar com, no máximo, 40 passageiros, quantidade média de cadeiras existentes nos modelos que circulam em Teresina. Em dias convencionais, a média chega até 90 passageiros por veículo. 

"Estamos trabalhando para dimensionar a capacidade de viagens por faixa horária, de forma a atender  o que ficou determinado no decreto, que é a quantidade passageiros sentados. Hoje, de acordo com as características dos veículos que rodam em Teresina, deverão ter uma média de 40 a 45 passageiros sentados, dependendo do modelo do veículo. Portanto, tivemos que fazer uma readequação. A equipe está trabalhando e ,tão logo esteja pronto, iremos apresentar o novo quadro de horários, que vai ser utilizado a partir da próxima semana", disse ao Jornal do Piauí. 

Para garantir a quantidade de passageiros estabelecida em decreto, a frota de ônibus deve ser incrementada em Teresina. "Vamos ter que aumentar nos horários de pico cerca de 40% a 50% a quantidade de veículos que circulam nos horários de pico", explica. 

O controle do número de passageiros será feito pelo motorista e cobrador, com auxílio da Guarda Municipal e agentes da Strans. "Uma vez que o motorista observou que o ônibus está lotado ele não deve permitir o embarque", pontua o gerente de planejamento da Strans. 

Atualmente, cerca 25 mil passageiros estão usando o transporte coletivo diariamente em Teresina e apenas 30% da frota está circulando. 


foto: Roberta Aline

 

Terminais de Integração

Os Terminais de Integração permanecerão fechados, mesmo com a tendência de aumento da quantidade de veículos circulando na capital a partir da próxima semana. "Nesse primeiro momento, em virtude das questões de aglomeração, os terminais permanecem fechados, até segunda ordem", destaca Denilson Guerra. 

 

Natanael Souza
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais