Cidadeverde.com

Prefeito troca IPTU por lotes invadidos e impede despejo em Teresina

Imprimir
Fotos: Leilane Nunes/Cidadeverde.com
Clima foi tenso na manhã de hoje com ordem de despejo na zona leste
 
Após uma hora de reunião a portas fechadas, o prefeito Sílvio Mendes conseguiu encontrar uma solução que impedirá  o despejo de 47 famílias que moram na avenida dos Ipês, zona leste de Teresina. Houve entendimento para que os moradores deixem a área em troca de um outro lote na mesma área. O acordo foi viabilizado graças a uma dívida que os donos do terreno possuem com a Prefeitura.
O mandado é favorável aos empresários Adilson Frota Cordeiro, Luís Lira e José Nunes. Um deles teria dívida milionária no pagamento do IPTU para o município, de valores ainda não confirmados. No acordo, o empresário teria se comprometido a ceder um  outro lote do mesmo terreno aos moradores, que deixariam o local após a construção das novas casas para onde serão remanejados. Em troca, a Prefeitura vai isentar o empresário da dívida.
 

Sílvio foi pessoalmente intermediar a negociação de reintegração de posse depois de tomar ciência do tumulto no local. "A política da nossa administração é de não intervir em casos de despejo envolvendo ocupações irregulares em propriedades privadas. No entanto, abrimos uma exceção, porque as famílias se fixaram no local a muito tempo (cerca de 13 anos)", explicou o prefeito.
 
"Sendo assim, consideramos justo que os proprietários não tenham prejuízo, uma vez que o lote foi negociado com o pagamento de dívida que eles tinham com a Prefeitura. Por outro lado, as famílias serão beneficiadas, porque terão um lugar digno e regularizado para criar seus filhos", acrescentou Sílvio Mendes.
 
A Prefeitura reconhece que o valor do imóvel é maior que a dívida. A Caixa Econômica vai fazer o levantamento do valor do terreno. O secretário de Finanças, Felipe Mendes, informou ao Cidadeverde.com que fará o levantamento do débito de IPTU.
 
Yala Sena (flash da Prefeitura)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: